No fim de semana passado estive mais uma vez na Fazenda Boa Vista, sede da Fundação Mantiqueira. A Fundação ainda não existe oficialmente, pois a burocracia para esse tipo de atividade é longa, complicada e cara... mas existe um grupo trabalhando para que ela se concretize o quanto antes! Eu e o PC fazemos parte desse grupo, e queremos que você também faça ;)
Existem várias formas de contribuir e uma delas é a financeira, através da filiação. A contribuição básica é de R$ 10,00 por mês e a filiação é válida por um ano. Você pode pagar tudo de uma vez - R$ 120,00 - ou em duas parcelas semestrais de R$ 60,00. Ao se filiar você ganha uma camiseta bem bacana (com opção baby look para as meninas =D) e durante a vigência da sua filiação você tem desconto de 20% no valor da hospedagem na Pousada da Fazenda Boa Vista, que já não é caro. Nas outras categorias de filiação, com contribuições maiores, o desconto na hospedagem chega a 50% mais um fim de semana grátis! Tudo isso está bem explicado no site da Fundação: www.fundacaomantiqueira.org
De qualquer forma, o legal é conhecer a Fazenda e o Lino e a Nívea, idealizadores do projeto. Eles estão doando a fazenda para a Fundação, incluindo a pousada, casa sede, casas de apoio e a parte mais preciosa: cerca de 30 ha de Mata Atlântica preservada, com muitas bromélias, samambaias, grandes árvores e uma água sem igual! A intenção com isso tudo é que o trabalho deles, de mais de 35 anos batalhando a conservação da Serra da Mantiqueira, tenha continuidade. Com a formalização da Fundação a fazenda poderá ser usada para cursos, vivências, trabalhos de pesquisa, centro de apoio a projetos socioambientais na região e tudo o mais que esteja de acordo com esse ideal de aliar desenvolvimento rural com conservação ambiental, levando em conta as plantas, os bichos, as águas, o ar, o solo, as pessoas...
Nas três outras vezes que estivemos na fazenda, era inverno, e curtimos muito frio, com muita lareira, fogão a lenha, sauna, cobertores e comidas quentinhas. Agora deu pra conhecer o lado "sol e calor" e explorar um pouco as cachoeiras que tem ali perto, uma delícia! A fazenda fica a uns 15 km da vila de Maringá, que é bem legal pra um passeio também e a uns 20 km da vilda de Visconde de Mauá, bem charmosa.
Em janeiro iremos pra lá de novo e quem quiser carona, é só dar um toque ;)
Mostrando postagens com marcador Fundação Mantiqueira. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Fundação Mantiqueira. Mostrar todas as postagens
terça-feira, 7 de dezembro de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
Fazenda Boa Vista
Amanhece na Mantiqueira...
Casal que fica de ponta cabeça unido, permanece unido! Ainda mais contemplando um visual desses...
Espadilho e seu Miguel ajudam com a bagagem!
Quem me conhece sabe que eu adoro viajar e vira e mexe apareço com um lugar novo no repertório. Mas tem um "problema": geralmente eu gosto muito dos lugares pra onde vou e fico com vontade de voltar! Aí vem a crise o mundo é muito grande e a vida muito curta... tanto lugar pra conhecer e eu vou voltar no mesmo? De vez em quando eu cedo e volto pra algum lugar que já tinha ido, aí é só chegar lá pra lembrar porque eu gostei tanto e a crise acaba!
Mas no caso da viagem desse último feriado não foi bem assim... apesar de ser um lugar "repetido" (vide postagem já publicada aqui), a questão não era só a beleza cênica, mas o componente humano, pois ficamos amigos do feliz proprietário da pousada, que está a todo vapor para montar a Fundação Mantiqueira, entidade que queremos apoiar e divulgar. Além disso, levamos pra lá pessoas que nunca tinham ido e é sempre muito gostoso "apresentar" lugares aos amigos!
E foi realmente uma delícia, comemos muito e muito bem, fizemos sauna, cantamos, caminhamos, conversamos, lemos, espreguiçamos e ficamos todos com vontade de ficar lá pelo menos mais uma semana! Só pelo "passeio" já vale a pena, embora o acesso não seja assim tão fácil (vide postagem já indicada), mas isso só confirma a minha teoria de que pra ter água, ar e "astral" de qualidade é preciso ficar pelo menos um dia inteiro dentro do carro. E fora o entretenimento, tem a questão da Fundação e da figura do Lino, bravo guerreiro da Mantiqueira, que está lá há 35 anos, cuidando da sua propriedade e agitando os demais para que cuidem também. Agora ele está doando sua terra à Fundação, para que o ideal de conservação e valorização da Mantiqueira tenha cada vez mais adeptos e mais força.
Hospedando-se na pousada você já contribui para a Fundação e, sinceramente, não conheço jeito mais fácil e prazeroso de ajudar um projeto! Caso queira se envolver mais, com capital financeiro, intelectual ou braçal, acesse: http://www.profundacaomantiqueira.org/
Eu passaria horas nessa cadeira, feliz!
terça-feira, 23 de junho de 2009
De feriado em feriado

Logo teremos mais um feriado (pelo menos os paulistas...) e gostaria de divulgar um lugar muito especial, que conhecemos no feriado passado e que foi descoberto pelo PC entre a infinidade de pousadas da região.
É a Fazenda Boa Vista, que fica na Serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas, bem perto da muvucada Visconde de Mauá. A fazenda possui uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural - uma categoria de Unidade de Conservação prevista na legislação federal), com uma floresta linda. Como opções de hospedagem tem uma pousada, um chalé e uma casinha. Nós ficamos na pousada, que é uma casa bem confortável, com lareira, fogão à lenha, cozinha completa (não tem restaurante e fica meio longe da cidade, então o legal é cozinhar por lá), sala de TV com vídeo e DVD, sala de leitura e sauna. Além de uma vista de tirar o fôlego.
A subida para chegar na pousada também é de tirar o fôlego e tem que ser feita a pé. Combinando previamente os horários de chegada e partida, o transporte das bagagens é feito por um cavalo, o que ajuda bastante. Mas de qualquer forma, é um esquema de hospedagem para um público bem específico, que esteja disposto a abrir mão de certos confortos, para desfrutar de um lugar mais preservado, limpo e silencioso.
Os donos da fazenda, o Lino e a Nívea, são ótimos anfitriões e estão na região há uns 30 anos, então se quiser saber mais sobre o lugar vale a pena puxar a cadeira pra um dedo de prosa.
O site é http://fazendaboavista.com.br/ e o contato mais rápido é por e-mail (fbv@fazendaboavista.com.br). O telefone é (24) 9983 2751 e funciona pouco...
Se você se animou com a proposta, embora eu já tenha dado várias dicas, vale a pena olhar cuidadosamente o site, como sempre recomenda a Nívea aos novos visitantes!
É a Fazenda Boa Vista, que fica na Serra da Mantiqueira, no município de Bocaina de Minas, bem perto da muvucada Visconde de Mauá. A fazenda possui uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural - uma categoria de Unidade de Conservação prevista na legislação federal), com uma floresta linda. Como opções de hospedagem tem uma pousada, um chalé e uma casinha. Nós ficamos na pousada, que é uma casa bem confortável, com lareira, fogão à lenha, cozinha completa (não tem restaurante e fica meio longe da cidade, então o legal é cozinhar por lá), sala de TV com vídeo e DVD, sala de leitura e sauna. Além de uma vista de tirar o fôlego.
A subida para chegar na pousada também é de tirar o fôlego e tem que ser feita a pé. Combinando previamente os horários de chegada e partida, o transporte das bagagens é feito por um cavalo, o que ajuda bastante. Mas de qualquer forma, é um esquema de hospedagem para um público bem específico, que esteja disposto a abrir mão de certos confortos, para desfrutar de um lugar mais preservado, limpo e silencioso.
Os donos da fazenda, o Lino e a Nívea, são ótimos anfitriões e estão na região há uns 30 anos, então se quiser saber mais sobre o lugar vale a pena puxar a cadeira pra um dedo de prosa.
O site é http://fazendaboavista.com.br/ e o contato mais rápido é por e-mail (fbv@fazendaboavista.com.br). O telefone é (24) 9983 2751 e funciona pouco...
Se você se animou com a proposta, embora eu já tenha dado várias dicas, vale a pena olhar cuidadosamente o site, como sempre recomenda a Nívea aos novos visitantes!
Assinar:
Postagens (Atom)


