Mostrando postagens com marcador fim de ano. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador fim de ano. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Que tal se organizar melhor?

Vai chegando o fim do ano e começamos a deixar tudo para "o ano que vem". Não sei qual a explicação prática para essa onda, mas o fato é que acabamos embarcando nela, sem nem nos dar conta de que a passagem do ano nada mais é do que uma convenção social... falei um pouco sobre isso na última postagem do ano passado (A última do ano), que vale perfeitamente para esse, hehe.

É uma delícia fazer planos para o novo ano, como estar diante de um papel em branco, com muitos lápis de cor! Mas que tal sair na frente? Por que deixar para "o ano que vem"? Por que deixar para "segunda-feira"? Comece já! Na postagem "E na praia eu viajei pelos sertões", eu identifiquei minha primeira meta para 2011: ler Guimarães Rosa. Já comecei a ler "Manuelzão e Miguilim"!

Outra coisa que geralmente deixamos pra depois é uma organização melhor da casa, da vida, do trabalho... desde outubro eu participo do grupo Fly Lady (veja "A pia brilha" e "Livre-se de 27 coisas") e estou amando! Além das dicas diretas do sistema FLY tem também a contribuição dos membros do grupo, que acrescenta bastante. A Ana Afonso, por exemplo, é personal organizer e vive dando dicas, enviando planilhas e ela tem um blog bem legal, que inclusive está fazendo um sorteio de um kit organizador, veja lá: http://anaafonsoorganizer.com.br

E aí, vai esperar 2011? Só depois do carnaval? Ou quem sabe para quando você se aposentar? [essa foi cruel, rs...]

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A última do ano

Não tem o que fazer, fim de ano é fim de ano... mas, afinal, o que é um ano? É o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol! E o que tem isso de tão especial? Ah, pode ter a ver com as estações, ou seja, em um ano fecha-se um ciclo completo de todas as fases e proporções possíveis de fotoperíodo, precipitação, fenologia das espécies (que tem a ver com os dois primeiros...). Mas em tempo de mudanças climáticas pode não ser assim tão óbvio... além disso, seguindo essa linha de raciocínio, por que dezembro? Por que janeiro?

Não sei e, sinceramente, prefiro não saber, rs... mas essas convenções tem algumas vantagens, pois a força do "consciente coletivo" é muito forte. Imagina só que TODO O MUNDO, literalmente, está nessa energia de fim de ano, começo de ano. Tem o lado chato - pra não dizer chatíssimo - da avalanche de consumo, da catarse coletiva em prol da tríade churrasco-cerveja-praia, da ânsia em "aproveitar" cada instante de "descanso", que muitas vezes é a maior Cilada.

O lado legal, que corre o risco de também ser um pouco chato (não tem jeito, fim de ano é fim de ano...), só que aí depende mais da sua atitude pessoal, do que do coletivo. Esse outro lado é a dobradinha retrospectiva + lista de intenções! Dá pra usufruir dessa imensa energia do "grupo" e surfar um pouco nessa onda. Eu considero bastante saudável fazer de tempos em tempos um balanço da vida e nessa época "todo mundo" faz isso, é esse o lance do "coletivo", a vibe, saca?! rs...

No aniversário também é legal, mas aí é bem pessoal, único. Às vezes fatos inesperados da vida também nos fazem dar essa parada, como uma doença, uma perda, um ganho :), mas tudo no âmbito bem particular também.

Ou seja, sempre é tempo de avaliar, de planejar, de sonhar. Mas parece que agora fica mais fácil... todo mundo fala disso! Então deixa de bico, de torcer o nariz pros lugares-comuns e aproveita! O que foi legal em 2009? Dá pra prolongar isso? O que você aprendeu? O que não foi legal? Deu pra aprender com isso também?

E o que você quer de 2010? Está feliz com a sua profissão? Com a sua carreira? Como anda sua saúde? E os relacionamentos? Pra qual amigo você telefonou esse mês? E com quais amigos você não fala há pelo menos três meses? Como está sua família? Qual foi a última vez que você disse pros seus pais/filhos/irmãos/sobrinhos/avós/primos o quanto os ama? E a sua casa? É um lugar agradável? O que você pode fazer para ficar ainda melhor? E as suas atitudes cotidianas? Você leva sacolinha pra recolher o cocô do seu cachorro na rua? Faz compostagem ;) ? Quantas vezes usa o carro por semana? Daria pra ir de bicicleta? E os sonhos? Que lugar você quer conhecer esse ano? Está pensando em ter filhos (pense bem, rs...)? E abrir o próprio negócio? Que tal voltar a estudar?

Mas lembre-se que o momento é de avaliação e planejamento pessoal e coletivo. Esse ano tem eleição... você já pensou sobre isso? Sobre como anda nosso país? De onde viemos, para onde vamos... O Aralume não é apartidário, muito menos apolítico... em breve bandeiras serão hasteadas por aqui! Você já tem a sua?

Feliz 2010!