Mostrando postagens com marcador FLY. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador FLY. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Que tal se organizar melhor?

Vai chegando o fim do ano e começamos a deixar tudo para "o ano que vem". Não sei qual a explicação prática para essa onda, mas o fato é que acabamos embarcando nela, sem nem nos dar conta de que a passagem do ano nada mais é do que uma convenção social... falei um pouco sobre isso na última postagem do ano passado (A última do ano), que vale perfeitamente para esse, hehe.

É uma delícia fazer planos para o novo ano, como estar diante de um papel em branco, com muitos lápis de cor! Mas que tal sair na frente? Por que deixar para "o ano que vem"? Por que deixar para "segunda-feira"? Comece já! Na postagem "E na praia eu viajei pelos sertões", eu identifiquei minha primeira meta para 2011: ler Guimarães Rosa. Já comecei a ler "Manuelzão e Miguilim"!

Outra coisa que geralmente deixamos pra depois é uma organização melhor da casa, da vida, do trabalho... desde outubro eu participo do grupo Fly Lady (veja "A pia brilha" e "Livre-se de 27 coisas") e estou amando! Além das dicas diretas do sistema FLY tem também a contribuição dos membros do grupo, que acrescenta bastante. A Ana Afonso, por exemplo, é personal organizer e vive dando dicas, enviando planilhas e ela tem um blog bem legal, que inclusive está fazendo um sorteio de um kit organizador, veja lá: http://anaafonsoorganizer.com.br

E aí, vai esperar 2011? Só depois do carnaval? Ou quem sabe para quando você se aposentar? [essa foi cruel, rs...]

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Livre-se de 27 coisas!

Na verdade são 54... bom, eu estou decolando como Fly Lady (leia aqui sobre isso) e como toda novidade, no início a gente fica assim, meio obcecado e com vontade de contar pra todo mundo! (eu fico, você não fica?).

Uma das primeiras e constantes tarefas de uma Fly Lady é se livrar das tralhas: "você não pode organizar a tralha, pode apenas livrar-se dela!". Pra isso tem uma ferramenta divertida, que é toda quinta-feira (ou um dia que você defina, mas tem que ser toda semana) pegar um saco de lixo e "correr pela casa" (adoro isso) catando coisas que são lixo, até chegar em 27 itens. Por que 27? Ah, sei lá, mas é divertido. Na primeira vez você pensa: "que absurdo, eu não guardo lixo, eu não tenho 27 coisas pra jogar fora em casa!". Mas tem, acredite, você tem! E, pior, você sabe exatamente onde elas estão, rs...

Finda a primeira parte da tarefa, você pega agora uma caixa e "corre pela casa" à procura de 27 itens para doar. Só para quando chegar em 27 e quando chegar em 27 você para! (não vai inventar de gastar o dia todo numa faxina no guarda roupa, não é esse o objetivo!). Na primeira vez você até vai lá, separa umas roupas e pensa, "fácil". Na segunda semana você já tem uma certa dificuldade em doar 27 coisas.... na terceira semana começa um importante processo de desapego!

Duas perguntas servem como base nessa tarefa. Ao pegar um objeto você pergunta: "eu o amo?" e "você me é útil?". Se a resposta for positiva para qualquer uma delas, ele fica, mas se for negativa para ambas... ou lixo ou doação! (cuidado ao fazer essas perguntas pro marido/esposa, huhuhahahaha!).

E como resultado disso eu fiquei com vontade de fazer uma Feira de Trocas, pois tenho várias coisas em casa que não amo e não me são mais úteis, mas podem me render coisas úteis ou "amáveis"... (o marido eu amo, e muito! E ele ama taaaaaaantas coisas além de mim :S ).

Se você gostar da brincadeira e quiser participar da Feira de Trocas, deixe um recado aqui e a gente vai se falando. Provavemente será em algum fim de semana de janeiro, em casa, em Itu.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

A pia brilha!

Não, não é nenhuma expressão idiomática, metáfora ou enigma. A pia da minha cozinha está brilhando! E isso porque ontem foi o meu primeiro dia no sistema FLY e essa é a primeira missão: Faça sua pia brilhar!

Este é um sistema americano/estadunidense (sim, de vez em quando eles fazem algo que preste) para organização do lar e que vai até mais fundo, fazendo com que a gente desenvolva uma relação mais saudável e harmoniosa com a casa, a rotina, os afazeres e o cuidado com nós mesmos - não é demais lembrar que nosso corpo físico é nossa primeira morada!

FLY é uma sigla que significa "Finally Loving Yourself". No meu caso é um pouco de exagero esse "finalmente" amando a si mesma, pois eu sempre me amei, mas após o primeiro dia de prática deu pra sentir o incremente na auto estima que uma pia brilhando é capaz de proporcionar (será que você está achando que eu fiquei louca?!).

O sistema é baseado em pequenos passos, uma coisa de cada vez. Quando eu li que no primeiro dia TUDO que eu tinha pra fazer era deixar a pia brilhando, foi instintivo um sentimento de desdém, do tipo, "ah, tá, depois eu faço isso, agora vou cuidar do relatório, das minhas aulas, do meu cachorro...". Mas aí eu parei e pensei: "quanto tempo eu levo pra deixar a pia brilhando?". Arregacei as mangas eu fui lá... acho que levei uma hora. Não tinha muita louça pra lavar, mas quando eu faço uma coisa, levo a sério: escovas, escovinhas, bucha, sabões, esfrega, esfrega, lava, lava, seca, seca. Pronto, a pia brilha!

O sentimento de "ter conseguido" é muito legal. O sentimento de estar adquirindo uma disciplina, de se propor a fazer algo e realmente fazer, por menor que seja este "algo", traz muito poder. Essas coisas não são novidade pra mim, pois no Método DeRose trabalhamos isso constantemente, faz parte inclusive do nosso Código de Ética (auto superação). O que me deixou feliz foi a parte mais prática mesmo, pois alguém já montou um sistema pra organizar a rotina... às vezes me sinto meio fracassada por não conseguir cuidar da casa e cia., como eu gostaria.

E com isso tudo vem questões de ordem mais filosófica... num passado não muito distante, a mulher vivia oprimida, cuidando da casa, marido e filhos, sem reconhecimento, sem voz ativa. Aí veio o feminismo e jogou a mulher no mercado de trabalho, mas as atribuições anteriores continuaram, por mais que o discurso fosse outro, de igualdade entre os gêneros, blá, blá, blá. Igualdade nunca haverá, pelo simples fato de sermos diferentes. E aí, como fica?

Eu acho lindo esse arquétipo da "dona de casa perfeita". Olhe a figura abaixo, uma mulher bem vestida, bem penteada, bem maquiada, indo fazer um bolo. Aposto que ela tem um marido bem sucedido e filhos adoráveis... quem sabe até um cachorro peludo e simpático.


Por outro lado, a gente quer nossa independência financeira, a gente quer reconhecimento, a gente quer sentir que está produzindo algo (mesmo que "produzir" filhos bem educados, saudáveis e felizes seja uma grande façanha e um feito digno de louvor, a sociedade ainda não reconhece isso a ponto de sentirmo-nos gratificadas). Aí você tem o arquétipo da "executiva de sucesso". Veja abaixo uma mulher também bem vestida, bem penteada, bem maquiada, na sua mesa de trabalho, com seu computador, fazendo coisas importantíssimas. Só que quando penso na família dela, já não sei se ela é casada, se tem filhos... justamente porque esses não são os seus indicadores de sucesso.


Será que essas duas mulheres se encontram quando a executiva chega em casa?

Será que não é possível ter esses dois arquétipos - e tantos outros - numa mesma mulher?

Acho que esse é o grande desafio da "mulher do terceiro milênio": assumir mais nossas múltiplas personalidades. Mulher é lua. Apesar da essência ser sempre a mesma, ela vai se mostrando de formas diferentes.

Mas voltando ao sistema FLY, a minha missão de hoje era acordar e me arrumar: colocar uma roupa decente, calçar sapatos, pentear o cabelo e passar maquiagem, "nem que seja um brilho ou batom". Pensei: "daqui a pouco eu vou sair e precisarei fazer isso tudo mesmo, então deixa eu ver os e-mails antes". Ai, como a gente é teimoso e indisciplinado... até comecei a escrever aqui, ainda de pijamas, mas o ímpeto da auto superação me pegou e fui fazer a minha tarefa. Agora estou arrumada, com batom, lápis no olho e tudo o mais. Engraçado como isso muda o astral...

Ah, sim, apesar de eu ter falado de mulheres, da nossa posição na sociedade, etc, esse sistema pode ser adotado por homens também, afinal, o "homem do terceiro milênio" cuida da casa, faz comida e também tem suas crises de auto estima, rs... mas não vá me virar um metrossexual, hein?! hehe...

Se quiser conhecer mais sobre o FLY, tem um grupo no Yahoo que chama "FlyingInBrazil". Quem me apresentou esse mundo fantástico das listas de e-mail foi a Carol Mendes, que desde que ficou grávida se encantou com essas comunidades virtuais, encontrando uma fonte bacana de informações e apoio.