Mostrando postagens com marcador tv. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador tv. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 30 de março de 2010

Veículos de comunicação que levam a algum lugar que valha a pena!


A inspiração pra postagem de hoje veio numa dessas manhãs que eu estava ouvindo o USP Notícias, na minha querida Rádio USP. Mais um dos empolgantes comentários do Milton Parron me deu a vontade de falar sobre ele, embora o conheça tão pouco. Mas posso dizer que o Milton é um jornalista de (poucos) cabelos brancos, que solta o verbo sobre os mais diversos assuntos e diz coisas que muitos de nós adoraríamos dizer em "rede nacional", mas com uma desenvoltura, contundência, lucidez e elegância que admiram e fazem vibrar (muitas vezes me pego falando sozinha ao final dos comentários dele: "isso aí, muito bom!").

Aliás, muitas coisas na Rádio USP me fazem vibrar, a começar pelo simples fato de ela existir! Sou ouvinte assídua há muitos anos, desde criança, e dizer que a programação traz música e informação de qualidade é um clichê, mas fazer o quê se é isso mesmo?! E, pior: fazer o quê se isso é tão raro nos veículos de comunicação?! O legal da Rádio USP é que a programação tem muita música e intercala uns clips rápidos de notícias e informação, como por exemplo o "Sobre rodas", o "Clip informática", o "Minuto da notícia" e por aí vai... isso sem falar na intrépida "Rádio Matraca", que vai ao ar todo sábado às 17 horas da tarde! Tem também o "Toque Outra Vez", o programa do ouvinte; o "Planeta Som"; o "Non Stop Music"... Sintonize no rádio 93,7 ou no computador http://www.radio.usp.br/ (para transmissão on line!).

E como uma coisa puxa outra, nessa exaltação à Rádio USP foi automático pensar na TV Cultura, que também é um veículo de comunicação do qual sou fã desde a mais tenra idade! Tenho certeza de que fui uma criança muito mais feliz por crescer em companhia do Glub, da Glub e da Carol (a Carangueja do Glub Glub, lembram?!). Ai, e o Mundo da Lua?! Anos Incríveis, Confissões de Adolescente (sex 18h), Castelo Rá-Tim-Bum (seg a sex 17h), Doug (seg a sex 17h30)! Se você está se achando "muito adulto", experimente o Metrópolis, o Jornal da Cultura, Roda Viva... para todos os públicos, Planeta Terra, Repórter Eco (olha eu lá! http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=750), Ecoprático. Outro dia, num fim de semana preguiçoso, me deparei com o Prelúdio, que é um show de calouros, mas de música clássica!!! O prêmio é uma bolsa de estudos na Europa... olha só que coisa impensável em qualquer outra emissora e que ideia fantástica... foi de encher os olhos de lágrimas, pela proposta do programa e pela beleza da música dos candidatos... Há algum tempo atrás a Cultura adotou o slogan "A TV que faz bem", achei o máximo, porque é bem isso mesmo... eu nunca fui fanática por TV e até acho que TV faz mal... mas a Cultura, essa com certeza faz bem!

E pra fechar a trilogia "comunicação", queria falar um pouco de revistas, que é um meio que adoro, embora tenha usufruido pouco ultimamente. Pra mim a melhor de todas, disparada no ranking, é a Trip. Vá lá que tenho que controlar uma ponta (de iceberg, rs...) de inveja das belas mulheres que estampam páginas e páginas da revista, mas até nisso a Trip é diferente, porque eu não sinto a vulgarização da imagem da mulher, tão explorada na mídia. Ao contrário, é uma reverência à beleza, à delicadeza e - por que não? - à força da mulher. Mas a Trip é muito mais do que um rostinho bonito, rs... suas matérias são profundas, os temas são pertinentes, as viagens são incríveis. Resumindo: vale cada um dos centavos investidos! Tem também a Tpm (Trip pra mulher), que dentre as "revistas femininas", dá um banho e é mesmo muito legal, mas confesso que ela me enjoa um pouco e acabo lendo esporadicamente.

Pra não dizerem que sou xiita, ouço também a Rádio Eldorado e a Nova Brasil; assisto Friends e Two and a Half Man (pura besteira, mas bem engraçado!) no Warner, uma coisa ou outra no Multishow e GNT, gosto muito do CQC (Band) e não perco um Big Brother (ahá! Essa era só pra ver se você não estava dormindo, hiuhaiuhahaha... NUNCA assisti um Big Brother e por isso nem vou emitir minha opinião); já li muito a Caros Amigos, a Terra, gosto de sonhar de vez em quando com a Arquitetura e Construção, um pouco de otimismo na Bons Fluidos e Vida Simples, além de, é claro, Caras e Contigo nas salas de espera da vida, hehe.

Mas voltando às minhas prediletas Rádio USP, TV Cultura e Trip: são veículos que renovam minha esperança no ser humano, principalmente nos momentos em que me deparo com suas atrocidades, incapacidades e banalidades. Se você leu Ismael ou A história de B (do Daniel Quinn, veja postagem de duas semanas atrás), sabe que "o problema" não está no ser humano, mas mesmo assim muitas vezes a gente cai nessa armadilha de achar que "a humanidade não tem jeito". Tem sim! Gente é pra brilhar, como já disse o velho Caetano. E tem muita gente brilhando por aí... é só saber pra onde olhar! ;)

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Mau humor

Pelo que me lembre, todas as postagens do Aralume até agora foram super felizes ou, pelo menos, otimistas. Nada de revolta, rebeldia, raiva... mas eu não sou nenhuma Poliana e a TPM da semana passada foi tão avassaladora, que nem o Aralume escapou!

A TPM em si já seria motivo suficiente, mas aí quando eu paro pra pensar que estou me deixando levar por um surto hormonal, fico mais furiosa ainda. Por que eu não consigo me controlar?! Que "castigo" é esse que nós mulheres temos que suportar a cada 28 dias?! E se você é homem, nem vem falando que também tem que suportar, pois convive com mulheres. Nada disso, você não tem absoluta noção do que se passa, e levar umas "patadas" é coisa pouca.

E justo na semana passada, baixei o seriado Cilada e assisti uns episódios. Eu me identifico muito com o Bruno, com aquele mau humor crônico dele, que no fim só o faz se meter em ciladas maiores. E qual não foi minha suspresa, quando em um episódio ele diz que é taurino? Não sei se essa é uma característica do signo, mas achei engraçado... enfim, assistir essas ciladas e as reações do Bruno, só me fez ficar mais sem paciência, rebelde, revoltada... que cilada!

Bem, agora já foi, já passou, mas recomendo o seriado! Dá pra dar umas boas risadas... só não vai assistir na TPM!