Mostrando postagens com marcador sempre viva. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador sempre viva. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 10 de novembro de 2009

O sonho acabou

É o que acontece quando a gente acorda. E geralmente é uma sensação de alívio que vem nessa hora, por mais que o sonho tenha sido bom. Nada como a realidade!

E está sendo assim com o fim da Sempre Viva Orgânicos. O empreendimento relâmpago foi um sonho bom. Nunca vou esquecer de uma das primeiras vezes que eu estava na horta, trabalhando sozinha tirando uns matinhos, quando o S. Klaus (dono do sítio) chegou e puxou um papo, comentando como era bom mexer com a terra. Aí logo em sequida ele perguntou: "e na vida real, o que você faz?"... achei aquilo engraçado e pensei: "será que ele acha que eu to brincando aqui?!". Mas ele tinha razão. A horta foi muito mais um hobbie, uma diversão, um passatempo, do que um negócio.

Só que quando a diversão começa a ter muitas cobranças e compromissos e, pior ainda, consome uma verba que não estava nos planos, deixa de ser diversão. Mesmo que eu não quisesse que fosse só diversão; por mais que eu quisesse ser realmente uma agricultora, uma empresária do "agro-eco-negócio", a entrega não foi suficiente. Faltou perna. Aliás, faltou perna, braço, cabeça. Faltou estar presente.

Aprendi na pele, na prática, que não dá pra ter duas profissões e se dar bem nas duas. Ou você é bom em uma coisa, ou não é em nenhuma! Outra lição importante é que pra "mudar de ramo" - ou de galho, ou de árvore! - é preciso ter cacife. Tem que ter uma reserva financeira considerável, porque nenhum começo é fácil. E justamente porque nenhum começo é fácil que esse começo é tão importante em termos de entrega. Tem que suar a camisa mesmo! E não dá pra fazer isso com um pé em cada canoa...

Enfim, na decisão de ou ela ou eu, a engenharia florestal ganhou. Eu gostaria que o outro caminho tivesse sido mais longevo, mas olhando pra trás eu vejo que do jeito que começou, não daria mesmo.

Lucro financeiro líquido não houve, mas os aprendizados superam qualquer prejuízo e, no balanço final, eu fico com a minha querida profissão, aquela do "deproma". Olhando esse saldo eu vejo o quanto sou privilegiada, e afasto aquela nuvenzinha de frustração. Os afazeres cotidianos aos poucos apagam as lembranças daquele sonho que foi desfeito, e daqui a pouco é noite de novo, outros sonhos virão.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

O Guardador de Rebanhos - parte VII

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,
Porque eu sou do tamanho do que vejo
E não do tamanho da minha altura

Nas cidades a vida é mais pequena
Que aqui na minha casa no cimo deste outeiro.
Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,
Esconde o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,
Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,
E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.

Fernando Pessoa/Alberto Caieiro

Hoje comecei meu dia na horta da Sempre Viva e a inspiração campestre foi inevitável!

Aos que vivem nas cidades - a meu ver, um mal necessário - se quiserem usufruir um pouco de um horizonte vasto, e de quebra se envolver em atividades rurais agroecológicas, dêem uma olhada na World Wide Opportunities on Organic Farms (www.wwoof.org). Tem muitos lugares interessantíssimos, nos mais variados raios de distâncias!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Blog Sempre Viva

A vida de blogueira anda animada! Mas essa semana o Aralume apenas divulga o lançamento do blog da Sempre Viva: http://semprevivaorganicos.blogspot.com/

Ainda incipiente, mas com informações precisas dos produtos em colheita, lindas fotos do PC e um certo "toque" que quem é leitor do Aralume vai reconhecer, rs...

Para os felizes moradores de Itu, já estamos disponibilizando nossos produtos no varejo, basta entrar em contato conosco (vide blog) para agendarmos pedidos e entregas. Os moradores de sampa vão ter que esperar mais um pouco, pois a agenda anda apertada. E os moradores de Sorocaba a partir do mês de outubro vão contar não apenas com os produtos Sempre Viva, mas com uma Feira de Produtos Orgânicos que está sendo muito bem estruturada, com apoio da Prefeitura, do Sindicato Rural e da Grão de Pólen. Vai ser um arraso, aguardem!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Sempre Viva Orgânicos


Essa semana a Sempre Viva Orgânicos começa a mostrar as caras! Para quem ainda não sabe, agora sou uma empresária do agroeconegócio!

A Sempre Viva é uma sociedade de dois jovens casais dispostos a mostrar na prática que uma vida mais "sustentável" é possível, e para isso escolhemos a horticultura orgânica, inicialmente. A equipe Sempre Viva é composta pelos sócios (eu, PC, Aretha e Augusto) e pelo Zé, nosso braço direito e esquerdo, que cuida da horta com muito carinho!

Já temos alguns parceiros também: Valéria e Lorena, da Ideé (http://www.ideearte.com.br/), que criaram o logo; Gabriel Medina, que está trabalhando na criação do site que vocês conhecerão em breve e Paulo Bassul, amigo agrônomo que ajuda com a assessoria técnica (afinal, entre tantos engenheiros florestais, estava faltando um agrônomo!).

Além do site, o blog da Sempre Viva também está em processo de nascimento: http://semprevivaorganicos.blogspot.com/

Se você quiser se alimentar com mais saúde e sabor, e de quebra contribuir para a conservação da vida rural (solo, água, florestas, bichos e pessoas), entre em contato com a gente (semprevivaorganicos@gmail.com). Vamos organizar entregas periódicas em São Paulo e em Itu, além de uma feira em Sorocaba. Em breve queremos entregar em Bragança e São Pedro também, que são as cidades das nossas famílias, aí a logística fica mais fácil.
Mas mesmo que você não esteja em nenhuma dessas cidades, vale a pena buscar por produtores de alimentos orgânicos na sua região. Se quiser escrever pra nós, podemos estreitar os contatos. A nossa ideia é que o blog (da Sempre Viva) seja também um canal de divulgação, para ampliar os conhecimentos, relações e práticas agroecológicas. Fique de olho ;).