
Foi esse o sentimento que me veio quando comecei a dirigir nossa nova aquisição, esse lindo fusquinha 74, que chamamos de Bento! Minha paixão por fuscas é antiga e contam meus pais que muitas vezes naquelas noites insones, quando já não sabiam mais o que fazer com uma certa maquininha de choro, uma volta no quarteirão a bordo do fusquinha da família me acalmava!
E esse fusquinha durou bastante, depois vieram outros, não me lembro bem, mas o fato é que cresci dentro de um fusca. Meu pai enchia o carro de crianças, naquele tempo em que ninguém sabia direito pra que servia cinto de segurança, e íamos felizes para o sítio, rodopiando nas estradas de barro que o valente fusquinha enfrentava.
Meu primeiro carro foi um fusca que ganhei do meu pai, mas não tive muito tempo para curtí-lo, pois foi numa época meio conturbada, e eu acabei vendendo sem quase tê-lo usado. Mas agora pude sentir novamente todas as lembranças que o "cheiro de fusca" me trouxe quando entrei no Bento.
E tem também essa sensação de "slow life", que traz algumas reflexões, pois o fusca é um carro do tempo em que realmente não era muito necessário usar cinto de segurança, em que andar a 90km/hora era um foguete, enfim, quando as pessoas andavam com o cotovelo pra fora, cumprimentando os "cumpadre" na rua, com aquela buzininha simpática!
Bem, os tempos são outros e hoje dirigir um fusca é uma verdadeira aventura radical! Mas pelo menos dá pra notar uma certa simpatia das pessoas, diferente do que simplesmente falta de paciência com carro velho. E dá pra ir incorporando aos poucos o espírito "slow life", cultivando uma forma de viver onde fazemos as coisas com mais atenção (é incrível como dirigindo fusca você presta realmente atenção ao que está fazendo!), evitamos correrias desnecessárias (com fusca você não tem muita opção de correr, então o melhor é relaxar...) e curtimos mais cada momento da vida, com descontração e, por que não?, humor (fusca é muito engraçado!).
Mas a intenção "slow life" tem que ser premissa para ter um fusca, e não o contrário! Porque se você adquire um fusca sem ter primeiro essa mudança de ponto de vista, pode vir a se estressar muito mais... e é claro que se eu tivesse 10 vezes mais dinheiro do que tinha para comprar o fusca, compraria outro carro, mais moderno e confortável. Mas qualquer coisa entre o que eu tinha e 10 vezes esse valor, ainda ficaria com o fusca! ;)

