
Não sei e, sinceramente, prefiro não saber, rs... mas essas convenções tem algumas vantagens, pois a força do "consciente coletivo" é muito forte. Imagina só que TODO O MUNDO, literalmente, está nessa energia de fim de ano, começo de ano. Tem o lado chato - pra não dizer chatíssimo - da avalanche de consumo, da catarse coletiva em prol da tríade churrasco-cerveja-praia, da ânsia em "aproveitar" cada instante de "descanso", que muitas vezes é a maior Cilada.
O lado legal, que corre o risco de também ser um pouco chato (não tem jeito, fim de ano é fim de ano...), só que aí depende mais da sua atitude pessoal, do que do coletivo. Esse outro lado é a dobradinha retrospectiva + lista de intenções! Dá pra usufruir dessa imensa energia do "grupo" e surfar um pouco nessa onda. Eu considero bastante saudável fazer de tempos em tempos um balanço da vida e nessa época "todo mundo" faz isso, é esse o lance do "coletivo", a vibe, saca?! rs...
No aniversário também é legal, mas aí é bem pessoal, único. Às vezes fatos inesperados da vida também nos fazem dar essa parada, como uma doença, uma perda, um ganho :), mas tudo no âmbito bem particular também.
Ou seja, sempre é tempo de avaliar, de planejar, de sonhar. Mas parece que agora fica mais fácil... todo mundo fala disso! Então deixa de bico, de torcer o nariz pros lugares-comuns e aproveita! O que foi legal em 2009? Dá pra prolongar isso? O que você aprendeu? O que não foi legal? Deu pra aprender com isso também?
E o que você quer de 2010? Está feliz com a sua profissão? Com a sua carreira? Como anda sua saúde? E os relacionamentos? Pra qual amigo você telefonou esse mês? E com quais amigos você não fala há pelo menos três meses? Como está sua família? Qual foi a última vez que você disse pros seus pais/filhos/irmãos/sobrinhos/avós/primos o quanto os ama? E a sua casa? É um lugar agradável? O que você pode fazer para ficar ainda melhor? E as suas atitudes cotidianas? Você leva sacolinha pra recolher o cocô do seu cachorro na rua? Faz compostagem ;) ? Quantas vezes usa o carro por semana? Daria pra ir de bicicleta? E os sonhos? Que lugar você quer conhecer esse ano? Está pensando em ter filhos (pense bem, rs...)? E abrir o próprio negócio? Que tal voltar a estudar?
Mas lembre-se que o momento é de avaliação e planejamento pessoal e coletivo. Esse ano tem eleição... você já pensou sobre isso? Sobre como anda nosso país? De onde viemos, para onde vamos... O Aralume não é apartidário, muito menos apolítico... em breve bandeiras serão hasteadas por aqui! Você já tem a sua?
Feliz 2010!