terça-feira, 29 de maio de 2012

Vida de dona de casa


Mudança, festas em casa, dias de chuva, hóspedes, visitas... tudo isso põe à prova qualquer dona de casa! Mas tem também a rotina diária e o eterno malabarismo das mulheres para conciliar trabalho, afazeres domésticos, cuidados com o corpo, vida social... (isso sem falar em filhos! Socorro!).

E nem se iluda com essa coisa de mulher moderna e divisão das tarefas com o marido; no fim das contas sobra pra gente! Claro que isso não quer dizer que o digníssimo vai ficar com a bunda no sofá assistindo televisão enquanto você “esquenta a janta”... os meninos andam bem mais integrados nas tarefas do lar e isso é legal pra todo mundo, mas aquele capricho, aquele cuidado, só você, cara leitora (agora, se você é homem solteiro, leia com atenção as dicas dessa experiente housekeeper).

Existem alguns itens básicos de sobrevivência que são uma mão na roda, na roda viva do eterno suja-limpa-suja de qualquer casa. Veja só:

- Vamos começar lavando a louça, porque como aprendi com minhas amigas Fly Ladies, o cerne da limpeza e organização doméstica começa na pia da cozinha. A pia brilha é o primeiro lema! Aqui a dica é adquirir uma esponja de aço e um pote de sabão em pasta. Essa esponja tira as cracas mais teimosas (nada de deixar panela de molho pro dia seguinte) e o tal sabão é ótimo para desencardir plásticos e dar brilho nos itens de inox (espero que você já tenha se livrado das panelas de alumínio, que são prejudiciais à saúde... os plásticos também não são mocinhos nessa história, mas me parece que o pior é aquecê-los; eu ainda uso, pra guardar coisas na geladeira);



- Para limpar o fogão, a geladeira, bancadas e muitas outras coisas (inclusive vidros e tela de computador) existem uns paninhos de microfibra que são milagrosos e limpam sem produto de limpeza! É só deixá-lo úmido e ir limpando. Seca sozinho, sem marcas e sem fiapos. Inacreditável né? Ganhei um da minha mãe e comprei outros na Zelo (um pacotinho com 4 custa R$ 5,90). Para limpar vidro de box de banheiro é o que há! E como eles tem cores diferentes você pode deixar um no banheiro, outro na cozinha, outro no escritório, sem perigo de misturar;

- Aí vem o chão. Se a pele é o maior órgão do corpo humano, o chão é o maior órgão da casa! Eu adoro madeira, mas confesso que depois de muitos anos em muitas casas com chão de taco, estou adorando o tal do piso frio (o de casa é horroroso de feio, mas mesmo assim estou gostando!). Mas independente do tipo de piso, o acessório que mudou minha vida foi o rodo mágico ou MOP. Provavelmente você limpava o chão varrendo e depois passava pano, certo? Com o rodo mágico não precisa varrer e ele tem uma alavanca pra torcer a espuma, então poupa suas lindas mãozinhas ;) O grande lance é usar com dois baldes: um só com água, pra ir tirando a sujeira e outro com água e produto de limpeza. Mergulha em um, torce, mergulha no outro, torce, passa no chão e continua o processo. Muito prático. A espuma dura de 5 a 6 meses, aí é só comprar o refil e trocar;


- Ainda no chão, tem um pequeno luxo da vida doméstica que acabo de adquirir, que é o aspirador sem fio. Tenho um aspirador grandão, fortão e que suga até água, mas para o dia-a-dia é um trambolhinho e mega barulhento. Esse sem fio fica numa base carregando na tomada e ainda se divide em dois, pra aspirar sofá, cantinhos, dentro do carro. Um sonho e ainda é bonito, vira objeto de decoração, rs...


- Hora de lavar roupa! Tenho usado os produtos (sabão e amaciante) da marca Amazon, que tem uma boa propaganda ecológica, dizendo que seus produtos são biodegradáveis, não contém fosfato e o plástico da embalagem também é biodegradável. Se está escrito na embalagem, até que me provem o contrário, só me resta acreditar. O preço é competitivo com marcas boas e a qualidade está bem satisfatória para a rotina das minhas roupas que é: gaveta – corpo – cesto – máquina – varal – gaveta!



- Se você prestou atenção na rotina das minhas roupas percebeu que elas não passam pela tábua de passar. Tem exceções, é claro, mas ultimamente voltei aos tempos de estudante, quando nem ferro de passar eu tinha. Experimente. Você descobrirá que muitas peças realmente não precisa passar e verá que assim ganha mais tempo e economiza energia elétrica;

- E por falar em rotina, é importante criar rotinas para manter a vida doméstica domesticada. Você pode estabelecer alguns procedimentos para fazer logo que acorda e/ou antes de dormir, por exemplo. Também é legal definir dias da semana para algumas atividades como fazer compras, cuidar das plantas, lavar roupa, lavar as lixeiras. Essas dicas aprendi com as Fly Ladies, que dividem a casa e zonas e “atacam” uma zona por semana, fazendo um pouquinho por dia, ao invés de ter “o dia da faxina”. Eu ainda não consegui chegar no nível de organização e disciplina que elas recomendam, mas as dicas ajudaram muito a otimizar as tarefas.

Para finalizar, duas frases para reflexão:

“A melhor forma de manter limpo é não sujar”

“A gente limpa pra poder sujar tudo de novo”

Essas frases são minhas mesmo, fruto das muitas reflexões que tenho quando estou limpando a casa ;)

E para quem não gosta muito das tarefas do lar, a minha dica de ouro é transformar esses pequenos servicinhos sacais em oportunidade de aprendizado e autoconhecimento, afinal, a limpeza de fora reflete por dentro e vice-versa. Isso não é invenção minha, mas é uma das normas éticas do yôga, a limpeza. Limpeza do corpo, limpeza da mente, limpeza das emoções; limpeza por dentro, limpeza por fora; limpeza da casa, limpeza do mundo.

Agora sim, finalizando de verdade, um pensamento da minha mãe, minha grande inspiradora de todas as faxinas:

LIMPEZA É BELEZA!


PS - O Aralume NÃO recebe patrocínio de nenhuma das marcas citadas! (mas bem que poderia, né?!)


6 comentários:

  1. Não sabia que era sua musa, justo nesse quesito que você ganha de 10X0 de mim!Acho que descobri agora que não gosto de fazer faxina,eu gosto é de limpar, tirar a sujeira das coisas, de ver tudo voltar a ser como era, limpo; certeza que tem essa correspondência entre dentro e fora. Tanto é que não sinto o mesmo efeito "puruficador" se é outra pessoa que faz isso na minha casa,todo dia, não mesmo. É como se eu estivesse perdendo, enfraquecendo uma ligação muito importante com a minha vida.
    Lembrei do "seu" Luizinho Zébio, ele adorava limpeza - caipira dos bons! Ele dizia:"Dona Cristina, a limpeza, Deus amou!" (será que ainda existem aquelas casinhas caipiras, quase sem mobílias,ou melhor, só com o necessário, de chão batido e fogão de taipa, pintadas toda semana,por dentro e por fora, o chão, fogão e as paredes - também de barro- tudo com a mesma tinta de barro branco e barrado de terra vermelha por fora? Tudo impecável e com muito capricho; quando dava na telha,meninas e mulheres se entretinham a embelezar ainda mais seu mundo bordando frisos e arabescos em perfeito equilíbrio ao redor de portas e janelas,com pincéis que sabiam fazer de gravetos e palha de milho. E aquelas panelas brilhando como espelho,lustradas com areia e sabão de cinza na beira do ribeirão? E as rendinhas de papel de seda enfeitando as prateleiras? E as colchas e os tapetinhos de retalhos? O terreiro quase encerado de tão limpo, os panos de saco no quarador, bordados com os dias da semana e cachinhos de cereja?! Chega fácil aquele cheirinho de café com fumaça, com o friozinho da tarde, aquela musiquinha de rádio,o silêncio, a Ave Maria... Na época em que você nasceu, pensar que foi um dia desses e numa outra era, eu juro que isso existia, eu vi muito lá pelas bandas da Pedra Bela... Pena que não vi o Saci, a Mula-sem-cabeça, o Lobisomem, a Cuca, o bicho que engole o sol, pois logo que chegamos no Paiol,chegou a luz elétrica e eles com certeza se espantaram, desentenderam aquele mundão modificado, cheio de luzes fora de hora e idéias fora de lugar. Seu Luizinho viu todos, e se foi sem perder seu tempo!)

    ResponderExcluir
  2. Lindo mãe!!! Tá quase valendo como postagem pro Aralume =D

    ResponderExcluir
  3. Agora reli e as idéias se atiçaram de novo. Vou ver se acabo com o quase!
    Esqueci de falar que gostei muito do capricho e do resultado visual da matéria, muito legal!

    ResponderExcluir
  4. A minha dica é! Fazer a faxina com uma boa música anima qualquer um!!! Adoro abrir todas as janelas, subir tudo pra cima, colocar a minha melhor play list e me entregar pra faxina!!! Depois de tudo isso acender um incendo!!! Parece que dá aquela purificada energética e apesar do esgotamento físico nao tem nada melhor do que uma casa bem limpinha, ne??? :D Vou provar o MOP! E estou louca po um aspirador desses... e aqui no Spa temos uma vassoura a vapor, estilo o aspirador, mas o paninho se encaixa na base da vassoura e tem um compartimento de água ela liga e parece um dragão soltando vapor e esterilizando todos os cantos.... ADORO!!!

    ResponderExcluir
  5. Acabei de reler meu comentário!!! Correções:
    Subir tudo pra cima :D - colocar tudo pra cima!
    Acender um incenso!
    É isso que dá escrever, nao reler e publicar! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Má, suas dicas são ótimas! Uma boa play list é fundamental pra encarar o "batidão". Fiquei curiosa pra conhecer essa vassoura a vapor. Ai minha Nossa Senhora dos Eletrodomésticos, hehe...

    ResponderExcluir