domingo, 1 de janeiro de 2012

Bolívia & Peru - Diário de Bordo: Ep. 2 - (ham)burguesa en La Paz


Hamburguesa foi a primeira refeição em La Paz, no restaurante vegetariano Tierra Sana (claro, só lá eu comeria uma hamburguesa). Mas o trocadilho se justifica pelo nosso "travel style" na capital administrativa da Bolívia*, que foi mais de burgueses do que de mochileiros aventureiros (*a capital "de verdade" é Sucre... mas confesso que não entendi muito bem a diferença...).

O câmbio favorável (R$ 1,00 = Bs 3,50) nos proporcionou ficar em um hotel confortável, andar de táxi pra cima e pra baixo (de Bs 10 a Bs 20 cada trecho, fora pro aeroporto, que fica na babilônia de El Alto e aí o táxi custa Bs 70) e comer em restaurantes charmosos.

O destaque gastronômico de La Paz fica por conta dos restaurantes que formam o 4 Corners, um "agrupamento" de ótimas opções, incluindo o já citado vegetariano, um mexicano (La Cueva), um internacional café e restaurante (Sol y Luna) e mais outros três que acabamos não indo. Claramente lugares para turista mas, ah, como é bom ser tratada como turista de vez em quando, rs...

Pra não dizer que não provamos das delícias locais, fomos também ao Marbela, que tem comida típica boliviana, onde tomei uma sopa de quinua, entre otras cositas.

Ainda no quesito alimentação, fiquei muito bem impressionada com a naturalidade e facilidade com que tratam os vegetarianos. Não só em La Paz, mas pelos outros lugares onde passamos (incluindo a remota mas efervescente Uyuni), é muito comum ter um cardápio vegetariano em todo restaurante, ou quando não tinha, ao falar que não como carne nunca recebi uma careta ou expressão do tipo de-que-planeta-você-veio?! Também não topei com nenhuma esquisitice de soja, mas comi ovo pra caramba!

Seguindo com as impressões sobre La Paz, tenho que falar do trânsito! Só não ficou em primeiro lugar porque comida pra mim sempre está em primeiro lugar, hehe! O trânsito é caótico, todo mundo buzina o tempo todo, eles desconhecem seta, não existe o conceito de preferencial (vai que tem coragem!), tem muita van, ônibus e táxi e muitos carros grandes, tipo jipe 4x4, com aqueles "mata-cachorros" agressivos. Os carros são "enfeitados" e fica tudo muito brega (aliás, comentário de burguesa: a decoração de Natal era um insulto a qualquer senso estético e os dois shoppings que visitamos eram de uma breguice sem tamanho! Ah, antes que você ache que eu virei burguesa de vez e agora viajo para ir a shopping, nos dois dias que ficamos em La Paz era feriado e estava TUDO fechado, mas adivinha o que estava aberto?! Afortunadamente, graças ao 4 Corners nos livramos do mico de comer em praça de alimentação! Ah, sim, era feriado nos dois dias porque um deles era 25/12, perfeitamente compreensível, só que como caiu em um domingo, passaram o feriado pra segunda-feira, é mole?!).

Mas concluindo a história do trânsito, se for a La Paz, sempre olhe para os dois lados ao atravessar a rua e também esqueça que existe seta, porque eles viram a qualquer momento. E pense 1.000 vezes antes de se aventurar a dirigir por lá!

Continuando nosso passeio de burgueses, fomos de táxi conhecer uma das atrações locais, o Vale de la Luna. O lugar é realmente bem bacana, com formações geológicas interessantes e de onde é possível ter uma vista legal da cidade, com suas casas sem reboque e picos nevados ao longe.

De forma geral, gostei de La Paz, mas não sei se aguentaria ficar lá por muito tempo... a cidade tem uma decadência no ar, evidenciada por prédios mal conservados, cheiro de xixi nas ruas, carros velhos... sem falar nas pessoas com um ar sofrido, pele queimada de sol e pés seminus num frio chuvoso, carregando crianças nas costas, nos braços ou simplesmente deixando com que as sigam em seus passos apressados.

Por fim, outra coisa que me chamou a atenção foi a presença de pichações políticas, coisa que há muito não vejo no Brasil (vejo sim pichações, mas de puro vandalismo). Há também uma certa organização e valorização das populações tradicionais/indígenas. Valorização em termos de orgulho e exaltação dessa cultura.

O ar decadente, mas politizado, junto com o trânsito caótico e uma certa falta de higiene me deram a impressão de que La Paz pode ser uma mistura da Índia com Cuba, embora eu nunca tenha estado nesses países!

* a ideia do título da postagem e a foto que a ilustra são da Thássia, companheira de aventura, burguesa e rústica na medida certa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário