quarta-feira, 27 de julho de 2011

Jalapão e Chapada dos Veadeiros - Parte 4 de 10: equipamentos

Se você leu a postagem "equipe" percebeu que o veículo e o GPS são muito mais do que equipamentos e mereceram um destaque especial. Mas como lá eu ressaltei os aspectos humanos, vou incluí-los aqui também.

Então vamos lá, o veículo. Todos os sites e guias que eu consultei enfatizam a necessidade de ter um veículo 4x4 para conhecer o Jalapão. O principal problema para carros baixos e/ou sem tração é a areia fofa, quase constante por lá. Isso não quer dizer que não dê pra passar... nós vimos Unos, Gols, Monza e muitos outros carros baixos circulando nas estradas de areia cor de laranja. Alguns circulando e alguns afundados até a porta! Por isso outra frase frequente na viagem foi: Será que eles precisam de ajuda?!



A minha humilde avaliação quanto ao uso de carros baixos e/ou sem tração é que 1) detona muito mais o carro, porque fica batendo no fundo (tem pedras e desníveis também) e forçando em situações para as quais esses carros não foram desenvolvidos; 2) se num carro alto e tracionado o motorista tem que ser BOM, em um carro baixo o motorista tem que ser MUITO BOM, porque senão fica mesmo, à espera de alguma boa alma que possa te tirar da encrenca; 3) vai ter pontos em que o carro simplesmente não passa e aí você vai precisar camelar debaixo do sol inclemente para chegar ao seu destino, como é o caso das Dunas, que sem um carro alto tem que andar quase 5 km pra chegar... na areia fofa!; por fim, 4) precisa ter a cuca fresca e tempo de sobra, porque VAI encalhar e aí não adianta xingar nem estressar... tem que esperar...

E mesmo tendo um carro alto, tracionado e um motorista MUITO BOM, nós ficamos na mão... foi por causa de um problema mecânico, algo na bomba injetora ou coisa que o valha. Não teve acordo e nem mecânico por lá que desse jeito. Acionamos o seguro e fomos resgatados para resolver o problema em Palmas. Isso nos custou a Cachoeira da Velha, que ficou pra próxima...


Pelo menos o carro quebrou no camping Rio Novo, um local agradabilíssimo, mas a 70 km de um sinal de celular (e nas estradas de lá isso significa duas horas pra ir e duas horas pra voltar...). Enfim, qualquer contratempo por lá significa pelo menos um dia pra resolver.

Fora isso a Dalva foi super guerreira e passou com graça e elegância pelos caminhos mais casca grossa!

Agora o Gepeto! Não é qualquer base de dados que tem as estradas e a localização dos pontos do Jalapão. O PC que cuidou disso e não sei os detalhes, mas se quiser saber, escreva aqui que a gente te manda os arquivos. Importante dizer que o Gepeto é "roots", à prova d´água e poeira. Não sei se um GPS "urbano" daria conta do recado...

E por falar em Gepeto, ele funciona com duas pilhas pequenas recarregáveis e como lá nem sempre se encontra pontos de energia elétrica, compramos um adaptador pro carro, que liga na saída de 12V e tem duas tomadas que suportam até 150W. Com isso dá pra carregar pilhas, baterias, iPod, ligar uma lâmpada e até notebook (que não foi o nosso caso, mas certamente será útil em situações futuras...).

Ainda no setor de navegação recomendo os Guias 4 Rodas, tanto o de estradas quanto o de cidades, foram bem úteis. Celulares, se possível de várias operadoras, pois cada hora é uma que pega (a Vivo, de forma geral pega bem). É bom ter também cordas de reboqueno carro. Nunca se sabe quando alguém vai precisar de ajuda...

Depois vem o setor camping, que tem uma listinha considerável:

Barraca
Colchão inflavel + bombas (levamos uma que funciona na saída 12V do carro e uma manual, dupla perfeita para o conforto do campista!)
Saco dormir e manta (não se iluda, faz frio! Principalmente na Chapada)
Lanterna e pilhas
Caixa térmica, a famosa "gelladeira"
Gelo permanente (levamos um da Coleman, mas acabamos usando pouco porque foi mais fácil comprar gelo do que deixá-lo em uma geladeira)
Fogareiros (levamos um a gás e um a álcool, o famoso Kit Montana, vale a pena conferir)
Panelas, pratos, talheres, copos
Tábua de cortar
Descascador de legumes, abridor de lata, saca rolhas
Coador de café
Garrafa térmica
Potes de plástico
Prendedores e corda pra fazer varal
Filme plástico, papel toalha
Fita crepe (pra fechar embalagens)
Fósforo
Vela
Sabão de coco
Bucha
Detergente
Banquinhos
Mesa dobrável
Panos de prato
Sacolas
Caixa plástica (aquelas grandes usadas em quitanda)
Rede (levamos quatro e não usamos... não deu tempo, hehe)
Violão (e alguém que toque, é claro, hehe)
iPod e caixinhas de som
Baralho
Papel higiênico e pá de jardim (kit banheiro do camping selvagem!)


Setor caminhada:
Mochila pequena
Cantil
Óculos escuros
Chapéu
Bota e/ou papete
Repelente (conheci dessa vez o Exposis Extrem. Dura 10h e repele até carrapato!)
Protetor solar (inclusive o labial)
Canga (uma graça ver os meninos com suas cangas! É um adereço multiuso utilíssimo, que serve não apenas para forrar o chão, mas para se secar, proteger do sol, do vento de fim de tarde, das mutucas...)

Setor cuidados pessoais:
Toalha de banho (testei a de microfibra da Decatlon e definitivamente não gostei. O PC levou uma da Quechua, marca da Decatlon mais voltada pra coisas de camping, e adorou)
Escova de unha/bucha (essas nós não levamos, mas sentimos uma falta danada. Dava medo de olhar as unhas!)
Pinça
Lixa de unha
Hidratante (meninos, não negligenciem o hidratante!)

Agasalho e roupa quentinha pra dormir
"Roupa para capitais" (nunca se sabe quando vocâ vai precisar entrar num shopping, catedral ou museu!)

Coisas que a gente leva torcendo pra não usar:
Capa de chuva (enquanto a gente ficou lá não caiu uma gota, mas sempre gosto de ter uma capinha)
Kit de primeiros socorros (o colírio foi muito útil, pois tem uns mosquitinhos enxeridos que entram no olho. No mais, coisas para cuidar de machucados e remedinhos pra febre, desarranjos, dor...)

Bem, você pode até achar exagero, mas a maioria dos itens foi muito bem usada. Claro que tem coisas que daria para tirar, mas se podemos facilitar e agregar mais conforto, pra que sofrer?! O limite foi o que caberia no carro. Isso porque o bagageiro não estava muito bom, então colocamos em cima só um sacão com coisas mais volumosas... para a próxima estamos pensando em adquirir uma carretinha... brincadeira =D

Fotografias:
Segue o link para a segunda parte das fotos, que inclui a chegada no Jalapão: Picasa

Cenas do próximo capítulo:
Hospedagem! Oito noites em acampamento e sete em pousadas/hotéis.

2 comentários:

  1. Tô acompanhando o relato. Foi bomba injetora mesmo? Será que não poderia ser velas aquecedoras? O carro ficava hieimhieimhieimhieim e não pegava? Fiquei curioso e aí qual foi o defeito afinal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leo, acertou na mosca! O problema foi mesmo com as velas aquecedoras. Em Palmas foi super tranquilo de consertar, mas abalou nossos planos, pois lá "no meio do nada" não tinha o que fazer...

      Volta aqui pra contar quando você for!

      Excluir