terça-feira, 21 de setembro de 2010

Dia do Rio Tietê e Dia Mundial sem Carro





Amanhã é o Dia do Rio Tietê. Coitado. Há três anos eu tive a oportunidade de remar em suas águas, em plena cidade de São Paulo, entre as Pontes da Bandeira e Cruzeiro do Sul. Foi chocante. Uma água negra... água... acho que a água mais suja que você possa imaginar ainda é mais limpa que aquela. Pobre Rio. Isso foi durante uma mobilização da SOS Mata Atlântica, que está "sempre alerta" para o Rio Tietê (e outros). No ano passado eles levaram uma praia para a marginal paulistana e esse ano prometem refazer a façanha, com muito mais requinte! Conheça melhor os projetos aqui.
Se você estiver na capital amanhã, entre 9h e 13h, não perca! Perto da Ponte das Bandeiras o pessoal vai fazer o maoir auê, lembrando também que dia 22 de setembro é o Dia Mundial sem Carro.
Confesso que fiquei meio "de bode" só de lembrar da situação do Tietê e de tantos rios lindos e queridos, como o Pinheiros, exemplo máximo da "dominação da natureza pelo homem", pois até mesmo seu curso foi invertido (?!) para atender as nossas "necessidades". E o que dizer do Paraíba do Sul, com aquele vale rico e degradado? Mesmo o meu querido Piracicaba, caudaloso e imponente, mas bastante castigado por esgotos e agrotóxicos.
É tudo muito triste e não quero mais escrever sobre isso :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário