terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uivando

Você já deve saber que eu estou lendo o livro Mulheres que correm com os lobos, de Clarissa Pinkola Estés, pois tenho falado muito nele desde que li as primeiras palavras.

Pra quem não conhece, resumidamente, a autora fala da importância de nós, mulheres, nos conectarmos com a Mulher Selvagem, um arquétipo que segundo ela não precisa de muitas explicações, uma vez que sua compreensão é praticamente instintiva por parte das mulheres. Ela fala de como as mulheres vem sendo "domesticadas" por todas as culturas e dos prejuízos que isso causa para cada uma e, consequentemente, para toda a sociedade

Para resgatar essa Mulher Selvagem ela vai usando histórias, lendas, mitos, colhidas em muitos anos de pesquisa ao redor do mundo. Como junguiana que é, Clarissa vai interpretando os símbolos e traduzindo para aplicações bastante práticas os ensinamentos de cada história.

Não faz muito tempo venho me encantando pelo universo feminino, no que diz respeito às suas características básicas e aos seus valores. Essa abordagem mais "racional" começou quando fui convidada para fazer parte do Instituto Mater Gaia (IMGAIA), fundado e liderado pela minha querida amiga Maria Grillo. Por enquanto faço parte apenas virtualmente da instituição, mas um dia pretendo me dedicar de forma direta. Basicamente o Instituto visa desenvolver trabalhos voltados para a valorização do feminino, atuando em diversas frentes. A sede é em Penedo, RJ e quem quiser saber mais estou à disposição.

A ideia agora não é aprofundar no campo de atuação do IMGAIA, mas utilizar algumas referências do grupo, sintetizando as atitudes e valores relativos ao princípio feminino. Se você é mulher, leia a lista a seguir fazendo um exercício de checar como está cada atributo na sua vida. Se você é homem, tenha claros esses valores e permita que as mulheres à sua volta possam desenvolvê-los livremente. Veja lá:

1. Cuidar
2. Nutrir
3. Acolher
4. Exercitar a maternagem
5. Preservar a família
6. Harmonizar
7. Preservar
8. Compartilhar
9. Aceitar
10. Cultivar a beleza
11. Cultivar a vida criativa
12. Celebrar
13. Valorizar a intuição, a sensibilidade e a introspecção
14. Contemplar
15. Exercitar a compaixão
16. Respeitar os ciclos da natureza e os ciclos lunares femininos
17. Respeitar a natureza e a vida em todas as suas manifestações
18. Perceber o sagrado em todas as manifestações da vida

Conforme vou lendo o Mulheres que correm com os lobos, cada um desses tópicos vai ficando mais claro e os mecanismos para desenvolvê-los também, contando inclusive com medidas de proteção para não cair num "mundo cor de rosa" ilusório.

Não é fácil ser mulher em uma sociedade claramente patriarcal e acho que o principal desafio é não ceder ao sistema "masculinizador", cuja principal armadilha é, a meu ver, a imagem da executiva, indiscutivelmente feminina, com seu tailleur, salto fino e maquiagem, mas que oculta uma mulher oprimida em seus instintos básicos (que frequentemente nem se dá conta disso, tão entorpecida e domesticada que está).

Mas a Mulher Selvagem viverá enquanto a mulher viver. E estará sempre à sua espera, seja numa clareira de floresta em noite de lua cheia, no respirar do filho que dorme em seu colo ou na música que toca seu coração. Fareje seu rastro e corra para alcançá-la!

Nenhum comentário:

Postar um comentário