quarta-feira, 1 de junho de 2011

Semana do Meio Ambiente

Dia 5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Aralume traz algumas dicas especiais para comemorar essa data:

1. Ecomercado Avis Rara
Fica no bairro de Souzas, em Campinas e é um lugar muito agradável, com um empório de produtos orgânicos, restaurante, livraria, espaço para terapias e cursos e o mais legal: o próprio prédio é um exemplo de sustentabilidade, com várias soluções interessantes. Eles oferecem também serviços de arquitetura e jardinagem, tudo na linha da sustentabilidade. Não conheço os serviços, mas certamente é uma referência para quem procura coisas do tipo.

2. Amima - Arquitetura de Mínimo Impacto sobre o Meio Ambiente
E por falar em serviço de arquitetura, se você está pensando em construir vale a pena dar uma visitada no site da Amima. No link "projetos" você pode ver uma sala de reuniões que dispensa 100% de iluminação elétrica durante o dia; construções de bambu, que não tem nada de "bicho grilo" e projetos de construções de baixo custo, que não tem nada de "cdhu".

3. Minhocasa
Trata-se de uma composteira doméstica que utiliza minhocas para decompor mais rápido o material orgânico. O resultado da decomposição é um adubo de primeira qualidade, coomposto por humus e biofertilizante líquido, ambos sem cheiro ruim. O humus tem cheiro de terra de floresta e o biofertilizante não tem cheiro mesmo, uma maravilha! É possível ter o kit até mesmo em apartamentos, sem o menor incômodo, pois são caixas plásticas empilhadas e com tampa. E as minhoquinhas são uma simpatia, hehe! Tenho um "genérico", que um amigo fez e estou super satisfeita!

4. Passeios ao ar livre
Nada mais ecológico do que uma boa caminhada! A temperatura fresca do outono é convidativa, o céu costuma ser maravilhosamente azul ou maravilhosamente estrelado, os ipês roxos estão floridos! Pode ser de bicicleta também, patins ou skate para os mais radicais e caiaque, canoa ou veleiro para os aquáticos... mas se for para comemorar o Dia do Meio Ambiente, evite motores e combustíveis. Desfrute do discreto ruído dos seus passos/remadas ou do deslizar suave do seu veículo limpo e silencioso. Para passeios urbanos sugiro a série de guias: "Dez roteiros históricos a pé em São Paulo", "Dez roteiros a pé com crianças pela história", "Roteiros históricos a pé próximos a São Paulo" (esse tem alguns em Itu, venha me visitar!!!), "Roteiros a pé com crianças próximos a São Paulo" e "Santos e litoral, dez roteiros históricos a pé".

5. Aquisição de um novo e bom hábito
Por mais que você já faça, sempre tem alguma coisa para melhorar. Escolha então um novo hábito e esforce-se para incorporá-lo à sua rotina. Separar lixo reciclável acho que você já faz, né? Recusar copos descartáveis também? Que tal inserir um produto orgânico na sua dieta? Ou então passar um dia por semana sem consumir nenhum tipo de carne? E dá para deixar de usar o carro um dia por semana? Um dia por mês?! Que tal desligar a televisão e ler um livro ou revista? Você já experimentou passar um dia inteiro sem energia elétrica? Não estou propondo que você viva no escuro, mas talvez ao se deparar com sua dependência de um recurso, você possa reavaliar alguns usos, criar novas soluções... Mas não queira abraçar o mundo... comece devagar, dê um passo de cada vez e a cada dia mantenha o que conquistou no dia anterior. Quando possível, dê mais um passo; se for preciso retroceda um pouco, mas não fique parado no meio do caminho!

Um comentário:

  1. Por um mundo mais sustentável! Obrigada pelas dicas!
    O Avis rara conheço sim! A comida de lá é MARAVILHOSA! A lojinha tb tem varias coisas legais pra quem gosta de comida e cosméticos orgânicos!

    ResponderExcluir