terça-feira, 15 de junho de 2010

Pra frente Brasil!

Hoje é a estréia do Brasil na Copa e já me preparo para estar em casa na hora do jogo. Não que eu vá assistí-lo, mas porque tenho dois cachorros que simplesmente se apavoram com os rojões e sofrem muito se ficam sozinhos nessas horas... que mania essa, de soltar rojões! Realmente não vejo a menor graça nisso...

Mas não é sobre isso que quero falar; nem sobre rojões, nem sobre a Copa, mas sobre o Brasil. Ontem assisti ao Roda Viva, que teve em seu centro a senadora Marina Silva, candidata à presidência. Se eu já gostava da Marina, agora gosto mais! Tive a oportunidade de vê-la falar ao vivo, enquanto estudava na Esalq, e foi muito emocionante, de encher os olhos d´água mesmo.

Pessoas como ela me fazem acreditar na política, me fazem acreditar que é possível construir um país decente. Mesmo ela estando bem atrás dos candidatos principais, sua campanha já é significativa e pode fazer muita gente pensar: "por que não?!".

Uma das coisas que mais gostei na fala dela de ontem foi com relação à quebra da dicotomia governo x oposição. Ela disse que não quer afirmar o que ela é contra, mas sim o que ela é a favor! Oposição por oposição não leva a nada...

Eu senti nela um discurso extremamente transparente e honesto, muito sincero. Isso pra mim já é grande mérito. E o teor do discurso traz uma preocupação muito forte não apenas com o meio ambiente, sua bandeira inseparável, mas com educação e planejamento, de forma que "o Brasil possa ocupar seu lugar no século XXI". Ela fala tantas coisas bonitas, com ênfase em valores, com a vontade de um governo unificador, que tenha como meta "o que é bom para o Brasil", ressaltando a urgente necessidade de tornar a agricultura sustentável em larga escala, de diversificar as formas de energia... que chega até a ser meio utópico; que chega a dar aquela sensação de "é bom demais pra ser verdade". Eu não gosto dessa sensação.

Não gosto porque a gente merece o "bom demais", então não há o que seja "bom demais pra ser verdade"! Estamos tão acostumados com a violência, com a desonestidade, com a pobreza, com a sujeira, que chegamos a achar que isso é o normal... mas NÃO É! Isso sim é que é "ruim demais pra ser verdade"!

O meu medo é que as pessoas tenham essa sensação com relação à candidatura da Marina, de "bom demais pra ser verdade", de "isso é no mundo do faz de conta"; mas não podemos deixar isso acontecer. Se é bom demais, então é isso que eu quero! Se é bom demais, então tem tudo pra dar certo!

O voto do Aralume é da Marina! E, como ela mesma diz: "segundo turno a gente discute no segundo turno"!

Um comentário:

  1. Filha, que bom, só assinando embaixo! Senti o mesmo que você assistindo ao Roda Viva de ontem.

    Eu ia assistindo e pensando no Serra, na Dilma; ai, meu Deus, vamos botar essa mulher lá!!!

    ResponderExcluir