terça-feira, 2 de junho de 2009

Pra onde você vai no feriado?

Mais um feriadão se aproxima (11 a 14 de junho, para quem ainda não checou a agenda...) e com ele a minha forma preferida de consumo: viajar!

Acho que turismo tem tudo a ver com "consumo sustentável", porque é um jeito de gastarmos nosso dinheiro não com "coisas", mas com sensações, cultura, diversão; enfim, felicidade! É também uma ótima forma de fazer uma redistribuição de renda, levando nosso rico dinheirinho para comunidades menos abastadas. Claro que isso só acontece em algumas modalidades de turismo, que podem ser chamadas de ecoturismo, turismo rural, mochilão, sei lá. Se você for a um resort de luxo, vai estar dando dinheiro para quem já tem um monte, vai fazer "turismo de shopping center" (desculpe se estou sendo um pouco agressiva...).

Mas vou falar do turismo que gosto de fazer. Gosto de conhecer novas paisagens e novas culturas. Quando estou viajando gosto de me sentir um pouco parte daquele local, tentar incorporar alguns costumes, usar os transportes que os moradores usam, comer a comida que eles comem. Nas muitas andanças por Minas, puxar um "dedo de prosa" com os locais e ouvir uns "causos" tomando aquele cafezinho fraco e doce, comendo aquele queijinho fresco ou aquele doce encorpado, é a melhor coisa do mundo! Assim foi em Carrancas, no camping do seu Marcelo e em São Roque de Minas (Serra da Canastra), no camping do seu Francisco.

Na única, mas muito bem aproveitada, passagem pela Amazônia, subir o Rio Amazonas num barco lotado, dormindo em rede e tendo dor de barriga é a forma mais eficiente para sentir na pele a vida dos ribeirinhos (não só dos que viajam no barco, mas principlmente dos que vivem às margens longínquas do imenso rio). Depois vale optar pelo conforto dos camarotes ou até mesmo da lancha rápida Santarém-Manaus, afinal, nem sempre temos o tempo e a saúde suficientes para passar pelo que eles passam...

Uma agradável surpresa foi constatar, em um trecho da viagem Maceió-Recife de bicicleta, que esse era o meio de transporte mais utilizado pela população local (na região da Praia do Toque, em Alagoas). Claro que nossas equipadas magrelas - e mesmo os equipados ciclistas - chamavam atenção entre aquelas barra-fortes, mas o pessoal ficava animado ao nos ver passar e sempre se mostravam muito receptivos e acolhedores.

E aqui entra um ponto importante para esse tipo de viagem. Muita gente me pergunta se não é perigoso: bicicleta, barcos, ônibus, caronas... até hoje nunca me decepcionei com meus anfitriões. Minhas viagens foram basicamente pelo Brasil (houve uma únicia externa, pela Argentina, e para essa até vale o elogio àqueles que me receberam, apesar da péssima fama que nossos hermanos tem por aqui - pecuinha mais nossa do que deles...), e nós, brasileiros, somos muito hospitaleiros! Seja receeptivo e encontrará pessoas receptivas. Aja com naturalidade e será tratado com naturalidade. Nem precisa dizer que o oposto vale também...

Tendo um mínimo de bom senso e aplicando regras básicas de segurança, relacionadas a dinheiro e objetos de valor, as chances de contratempos são bem pequenas. Sem neurose, afinal, você está lá para descansar e se divertir! E aí, para onde você vai no feriado?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário