terça-feira, 16 de junho de 2009

Interdependência

Recebemos ontem a revista Trip desse mês, e o tema da edição é Interdependência. Ainda não li a matéria inteira, mas pelos parágrafos que captei enquanto tomava café, já deu pra ver que mais uma vez os caras acertaram. É urgente nos darmos conta do quanto somos interconectados, e não apenas entre os seres humanos, mas entre todas as formas vivas e não vivas do planeta.

O caos na economia reflete um caos geral na humanidade, que por sua vez está gerando um caos no mundo inteiro. Eles citam o exemplo da tal gripe suína (sem eufemismos de influenza sei-lá-o-que, pelamordedeus, a gripe é suína sim!). A questão para resolver essa epidemia não é gastar fortunas para descobrir uma vacina, um remédio. É muito mais simples: basta parar de criar porcos nesse sistema absurdo, com uma densidade de animais altíssima e péssimas condições de higiene, alimentação e medicação para esses bichos!!!

Mais uma vez vem à tona a questão da alimentação e, sim, eu acredito que o mundo seria muito melhor se fôssemos todos vegetarianos. Mas não precisa chegar a esse extremo, basta comer uma carne decente. Uma carne de bichos criados com um mínimo de respeito. Respeito às suas próprias vidas, às vidas de quem trabalha com eles, às vidas do entorno (florestas, rios, comunidades). Não é tão difícil...

Pra encerrar, uma frase da matéria da Trip: dependência é infantil, independência é adolescente e interdependência é a maturidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário