quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Reflexões sobre a Roupa

Ando por esses dias numa onda com a roupa. Encanei com o sutiã, principalmente aqueles com bojo. De repente me dei conta de que eles deixam todos os peitos com cara dos peitos da Barbie! JesusMariaJosé, como que eu, euzinha, super prafrentex, fui cair nessa?!?!

Essa onda da roupa certamente vem da onda da expressão. Aquele papo de que a gente olha pra dentro e expressa pra fora; se liga no coração e deixa vir a expressão. Só que tem um pequeno detalhe: em geral tivemos nossas formas de expressão sistematicamente podadas desde a mais tenra idade. Então é preciso uma boa dose de atenção. Não estamos acostumados a nos expressar. Seria um movimento livre e leve, mas muitas amarras nos prendem, então nos cabe ir cortando essas amarras, pouco a pouco, com gentileza, mas sem vacilar. Fé cega, faca amolada! (ouça a música, com alguns brindes, na voz da eterna Elis)

Pois bem, voltando à roupa.

Roupa é expressão. Quem não usa roupas, usa adornos. Quem usa roupas iguais, iguaizinhas, não se expressa (continue o raciocínio por sua conta e risco...).

Voltando ao sutiã. Peitos com cara de Barbie não se expressam. Tá frio, tá calor, tudo liso. Todas as mulheres com peitos iguais.

Perguntei a mim mesma o que me fazia usar sutiãs com bojo e a resposta foi:
"porque eles deixam meus peitos bonitos"
"bonitos?! Então quer dizer que meus peitos são feios?! Então quer dizer que pra deixar meus peitos bonitos eu preciso escondê-los sob espuma?!"
"Ãhn, hum, veja bem, são assim um tanto pequenos, meio separados, meio caídos..."
"pois então se vira! Me desculpe, não sei o que você vai fazer, mas me recuso a achar uma parte de mim feia e ter que escondê-la, camuflá-la"

Ok. Resolvi então fazer a minha queima particular de sutiãs.

Botei uma camiseta e fui pra rua resolver pendências cotidianas. Nunca me senti tão livre!

Me sentia um tanto quanto nua, é verdade. Exposta. Mas expressão é exposição. E em nenhum momento me senti mal. Era apenas novidade.

E os outros, reparariam?! E os olhares masculinos, se espantariam?!

Nada que tenha chegado em mim... (ok, não sou exatamente o tipo que atrai olhares, rs...).

Assim foi indo, já se passaram algumas semanas e não tenho a menor vontade de enganchar um elástico com arame e espuma nos meus tórax e ombros abafando meus mamilos. E o mais surpreendente, sabe o que aconteceu? Meus peitos ficaram simplesmente lindos! Reviveram. Reencontrei com uma parte de mim - tão importante, diga-se de passagem - que sempre esteve escondida, que sempre esteve aquém das expectativas estéticas (minhas, é claro) e que no entanto cumpriram brilhantemente seu principal papel, que foi alimentar meu filho. Tirar o sutiã me fez me sentir completa. Completa e honesta. Parece que antes tinha um medo de que "descobrissem que aquilo lá era só espuma"; e agora, literalmente de peito aberto, a mensagem é "essa sou eu!".

É certo que algumas situações causam um pouco de insegurança, como conversar com os pedreiros, rs... mas, desculpem, não vou atribuir minha "decência" e minha credibilidade, a uma peça de roupa. Escolho com mais cuidado a blusa e vamo que vamo.

De qualquer forma, não estou dizendo "mulheres, tirem o sutiã". Só queria registrar aqui essa loucura. E também não garanto que você nunca mais vai me ver de sutiã. Vai saber...

Ah, pra finalizar recomendo esse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CDqzYgMJAcc
da engraçadíssima Jout Jout Prazer. Ele me chegou depois que fiz um desabafo público "Por que escondemos nossos mamilos sob espuma?" e caiu como uma luva nessa minha reflexão!

Ah, antes de finalizar: ontem conheci na piscininha do clube uma menina de seis (SEIS) anos, que despudoradamente tirou o biquini pra se trocar na beira da piscina (até aqui ok) e ao se vestir colocou um sutiã, COM BOJO.

Pronto, agora acabou. O mundo!


Um comentário:

  1. Brilhante, Cá.
    Não gosto nem uso com bojo por causa do calor :) e pq é desconfortável, e pq o bojo aumenta e a gente sempre quer o que não tem (ou, no caso, não quer o que tem rs). Mas diria que a vida sem sutiã não é tão confortável pra quem não foi agraciada com peito pequeno ...
    Ahh, tantas considerações "filosóficas" que um tema como esse suscita :P

    ResponderExcluir