quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Meus ídolos negros

Semana passada contei ao mundo que descobri que sou racista (!). O texto teve uma boa repercussão e a melhor delas foi um vídeo que recebi de um querido amigo. Trata-se de uma palestra da série TEDx (assista aqui), que começa com a mesma linha de raciocínio do meu texto e vai muito além (não é a toa que tem milhares de visualizações, rs...). Assista. São 18 minutos que podem mudar sua vida!

Pois bem, esse mesmo amigo não parou por aí e me lançou um desafio: citar três personalidades afro-brasileiras e dizer como elas influenciaram minha vida positivamente.

Amo um pretexto pra escrever e claro que aceitei!

Logo de cara já pensei em duas e achei que seria moleza achar a terceira, maaaaas... não consegui! Lembrei, sim, de várias personalidades negras (Matheus, não consigo dizer afro-brasileiro com naturalidade e pra mim negro é lindo, black is beautifull), mas não cheguei em nenhuma que tivesse tido uma influência marcante na minha vida. Sinal de alerta! Minhas referências são brancas... meus ídolos são brancos...

Não sei  qual a proporção das populações negra e branca no mundo, ou no Brasil (alguém se habilita?!), mas de todas as pessoas "famosas" que admiro, apenas duas serem negras é no mínimo estranho. Na verdade meu critério foi mais rigoroso. Pra influenciar minha vida não basta que eu tenha "admiração". Eu tenho que ter paixão, eu tenho que ser íntima da pessoa. Admiro muitos negros, mas paixão, paixão mesmo, só por esses dois aqui ó:

Gilberto Gil
Oh céus, o que falar do Gil?! Nunca estive com o cara, mas converso com ele quase que diariamente através de suas músicas. Quando estou meio pra baixo, meio desanimada, meio esquisita, não falha: basta colocar qualquer disco do Gil e tudo fica colorido. Basta pensar nele, no rosto dele, no sorriso dele e não há baixo astral que resista. Sério mesmo. Até eu acho esquisito como que uma pessoa pode amar tanto uma outra que nem sabe da sua existência. Mas, pois é, amo mesmo. Às vezes me imagino participando de um concurso desses, tipo "Passe o Dia com seu Ídolo". Eu escolheria o Gil! E fico me imaginando com ele, ouvindo ele contar as histórias das músicas, pedindo pra ele tocar Refazenda (em homenagem ao Joaquim, a "música do abacatêo"), perguntando pra ele o que ele acha do jeito que tá o mundo, se tem saída, se tem solução. Chego até a ouvir ele dizendo que o mundo é lindo e que ele nem quer saber de saída, quer mais é continuar por aqui mesmo.
 "O melhor lugar do mundo é aqui e agora"
"Não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido, transcorrendo, transformando..."
 "É sempre bom lembrar que um copo vazio está cheio de ar"
"A raça humana é a ferida acesa, uma beleza, uma podridão, o fogo eterno e a morte, a morte e a ressurreição!"

Milton Nascimento
Se ele "só" compusesse já seria meu ídolo; se ele "só" cantasse, também. Mas ele faz as duas coisas! A música do Milton fala diretamente à minha alma. Ele canta as Minas Gerais que eu tanto amo. Ele fez um disco inspirado na Amazônia que é uma das coisas mais lindas que eu conheço e que firmou meu amor pelas florestas, amor esse que me fez ir estudar engenharia florestal, caminho onde encontrei minha alma gêmea. E foi nesse disco, Txai, onde encontramos uma música perfeita pra abrir a cerimônia do nosso casamento: "o amor enfim ficou senhor de mim, e eu fiquei assim, calado sem latim, coisas da vida...". Milton tem uma paz, uma divindade. Milton eleva minha vida.

_____________

Na minha busca pela terceira personalidade negra alguns nomes importantes vieram à mente: Zumbi dos Palmares, Milton Santos, Lázaro Ramos, Xica da Silva, Elza Soares. Mas não consigo escrever sobre nenhum deles com a paixão e a intimidade que tenho com Gil e Milton. Acho que na verdade o "problema" não seja pouca influência dos demais, mas um brilho ofuscante dos dois "primeiros colocados". De qualquer forma, vale a reflexão: quem vem moldando nossa visão de mundo?

Bem que eu queria que a cor da pele não importasse e acredito que esse dia vá chegar, mas temos uma história de muita tristeza ainda muito recente. Vale o cuidado.

E você, quais são seus ídolos negros?


6 comentários:

  1. aqui vão os meus: minha mãe, Mestre Pastinha e Milton Nascimento. Assinado: Matheus

    ResponderExcluir
  2. E a Bela Gil nao conta??? Quando se coloca o termo ídolo, tem que ser necessariamente do mundo da musica?
    Se for aberto a pessoas famosas que de certa forma são influentes mesmo que nao sejam famosas lá vao os meus 3 ídolos : minha Vó , Bela Gil e Seu Jorge. Assinado: Letícia Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo: se for aberto a pessoas famosas que de certa forma são influentes OU idolos que não são famosos*

      Excluir
    2. Oi Lê! Nas palavras do Matheus, o amigo que propôs o desafio, ele pediu pra citar "personalidades", o que deixa bem amplo, né? Também pensei na Bela Gil e no Seu Jorge, afinal, ele fez Carolina, né?! hihihi...

      Excluir
  3. Gil, Milton ... Vale gringo? Sou muito fã do Spike Lee e depois do filme dele, do Malcolm X também. E do Denzel Washington, que fez o Malcolm. Mais um monte de atores e atrizes - depois da cor púrpura, então ... E no Brasil também, vários atores. Afinal, só dá pra assistir aquela maluquice do Macunaíma pq o Grande Otelo é demais! Rs
    E a lista dos não famosos é enorme. Tive um aluno, filho de pescadores com muito orgulho, que agora ta terminando o doutorado. Um colega de anos atrás, que nasceu em São Tomé e Príncipe e mora no Brasil há anos, economista, que é meu ídolo por ser uma pessoa incrível e o maior enxadrista em carne e osso que já vi. E fora o astrofísico mais lindo do Brasil, que mora comigo rsrs
    Voltando aos famosos, tem o Milton Santos, que começou a carreira numa escola pública aqui pertinho de casa e que ganhou o mundo com suas idéias. E mais um monte de escritores e escritoras, brasileiros, africanos, norte-americanos.
    E pode ser ignorância minha, mas não gosto do termo "afro-brasileiro". Somos todos brasileiros, com peles de tons diferentes, só.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ana, sua linda!!! Também pensei em alguns gringos, como o Morgan Freeman (não conheço a pessoa dele, mas me apaixonei por alguns personagens...) e o Bob Marley. Sem falar no Mandela... mas o Matheus pediu brasileiros... não sei por quê, rs...

      Excluir