sábado, 30 de junho de 2012

Turquia - Parte I: chegando em Istambul


A ideia do destino foi da Ana, minha irmã, enquanto estávamos decidindo qual viagem faríamos com nossa mãe em comemoração ao seu 60o. aniversário. Depois de meses "enrolando" sem nenhuma ideia que realmente nos cativasse, a menos de um mês da data de partida resolvemos: Turquia!

No dia seguinte compramos as passagens e conseguimos ótimos lugares num voo direto pela Turkish Airlines. As doze horas de viagem transcorreram muito bem e a qualidade do serviço realmente merece destaque. Coisas como talheres de metal e prato de louça (o que indica que houve comida "de verdade"!), travesseirinho, mantinha, "amenities" e uma televisãosinha bem divertida, a partir da qual, por módicos US$ 1,60 mandamos SMSs para nossos meninos! (se você está acostumado a voos internacionais de longa distância pode ser que nada disso seja novidade, mas pras "caipiras" aqui foi a maior diversão, hehe...).

Chegamos em Istambul por volta das 18h e tudo o que teve de burocracia foi uma pequena fila para carimbar o passaporte. SÓ! Nem teve ficha de imigração no avião... a bagagem demorou um pouco para chegar, mas nossas malas vieram bonitinhas. Na saída o Isik estava nos esperando, conforme combinado com os donos do apartamento que alugamos através do site AirBNB.

A primeira impressão da cidade foi ótima, com suas largas avenidas e jardins floridos. Depois as ruas vão ficando cada vez mais estreitas até virarem vielinhas pelas quais nosso condutor ia adentrando com uma van nada modesta.

O apartamento fica no primeiro andar de um predinho minúsculo (o diminutivo duplo aplica-se perfeitamente, não é lapso gramatical!) e subindo por escadas estreitíssimas chegamos ao nosso pequeno espaço de chão e teto em Istambul, composto por um quarto com cama de casal, uma salinha/cozinhinha com sofá cama e um banheirico. Tudo realmente muito, muito pequeno, mas muito, muito cuidadoso, charmoso e bem equipado.

Logo o Ahmet, um de nossos anfitriões, foi nos receber, dando as poucas instruções do apê (entendeu que a abreviação não é gíria, né?!). Em seguida saímos com ele para uma pequena caminhada pelos arredores, que tem a Rua Istkal como principal vizinhança (depois falo sobre essa rua, que a Ana chama de Oscar Freire de Istambul, rs...). O Nico, sócio do Ahmet e outro anfitrião, ligou pro Ahmet e fez questão de falar conosco, pois está na Itália (ele é italiano). Ótima recepção, muito atenciosa e carinhosa!

Pertinho do apê tem uns mercadinhos, só que a galera não fala NADA de inglês, só turco. Se o Ahmet não estivesse conosco nem sei o que teríamos conseguido comprar... mas compramos boas coisitas e fizemos um jantar em casa. Ah, pra finalizar a carinhosa e atenciosa recepção, o Ahmet deixou conosco um celular e disse que se quiséssemos pegar um taxi poderíamos ligar pra ele conversar com o taxista. Detalhe: ele retornaria a chamada, pois não paga pra ligar pra esse celular. Isso nos deu um certo conforto, mas pelo jeito não precisaremos desse recurso (depois explico também... são muitos os capítulos dessa história!).

Resumindo a ópera, fomos dormir mais de 2h da madruga e no dia seguinte acordamos tarde e principalmente eu e a Ana ficamos muito, mas muito cansadas, não só pela viagem, mas também pela dificuldade em entender as rotas, a forma de usar o transporte público, os mapas, os guias e cia. E olha que eu me considerava razoavelmente boa com rotas, mapas e guias... mas algumas noites pouco dormidas, a diferença de 6h no fuso e o idioma absolutamente incompreensível criaram uma névoa que deixou as letrinhas embaralhadas na minha cabeça.

E, como dizia minha vó (ou bisavó, não sei), quem não tem cabeça tem perna! Andamos muito, muito, muito e no fim eu não sabia de onde vinha o cansaço maior.

O primeiro dia foi cansativo demais, mas vimos lugares lindos. Vou falar sobre eles depois. Agora estou cansada ;)

(mas pra não deixar ninguém preocupado adianto que o segundo dia foi incrível, já estamos muito bem localizadas e a Ana já conseguiu até um diálogo INTEIRO em turco! É noise!)

3 comentários:

  1. Que delícia de relato... me senti um pouquinho aí com vocês. Te amo, com muita saudade. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. que delícia ler este relato!
    vou aí também alguma hora, que Istambul é um desejo antigo.
    um beijo e boa viagem para as três
    Rosaura

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pessoal! Estou bem devagar com os relatos, mas ainda não perdi a esperança. O "problema" é que é muita coisa pra falar, rs... beijos!

    ResponderExcluir