terça-feira, 4 de outubro de 2011

Para a próxima vez em que for palitar os dentes

Ou pior: para a próxima vez em for ficar picando palitinhos de dente enquanto joga conversa fora num boteco!

Você sabe do que são feitos os palitos de dente?! De ARAUCÁRIA!!! Sim, aquela majestosa árvore, também conhecida como Pinheiro do Paraná, ameaçada de extinção, que possui uma madeira nobre e é a principal espécie de um dos ecossistemas da Mata Atlântica, a Floresta Ombrófila Mista (para saber um pouco mais sobre isso leia aqui, pág 18, artigo que escrevi para a Revista Viverde).

Fiquei chocada e envergonhada enquanto engenheira florestal ao saber disso... a madeira é sim de reflorestamento, como nos indica o rótulo. Mas sabe quanto tempo uma Araucária tem que crescer pra virar palito de dente?! QUARENTA anos!!!

São usadas outras madeiras também, como os Pinus, que não são nativos e não sei quanto tempo precisam crescer pra virar palito (!).

Pelo menos a Araucária, enquanto não chega em "ponto de abate", produz pinhão (que é um alimento riquíssimo e saboroso) e contribui positivamente para o ecossistema, uma vez que é nativa, coisa que os Pinus não são e acabam tendo um impacto negativo por conta da contaminação biológica (a espécie vai se espalhando pelos arredores do plantio e acaba virando uma praga). Analisando assim, melhor fazer palito de Araucária do que de Pinus, mas... imagina só cortar uma árvore imensa daquela, linda, pra fazer pa-li-to!!!

Não sou contra cortar árvores, aliás, prefiro construções de madeira do que de ferro e cimento, materiais muito mais impactantes ao ambiente. Adoro chão de taco ou assoalho, portas e janelas de madeira. Prefiro móveis de madeira do que qualquer outro material. Adoro uma lareira, um fogão a lenha, um forno de pizza.

Mas já que é para derrubar um gigante, que seja para um fim nobre ou pra algo realmente útil! A gente precisa tanto assim de palito de dente?!

Bem, se precisa mesmo então, ecologicamente falando, é melhor que sejam de madeira - por ser biodegradável e renovável - do que de plástico, por exemplo. Se for pra ser de madeira, é bom que seja de uma espécie nativa (desde que plantada para esse fim!). Então ok, deixa o pessoal continuar cortando Araucária...

Mas, pelamordedeus, não desperdice palito de dente!!!

3 comentários:

  1. sem contar que ... tem coisa mais feia & sujinha & mal educada que alguém palitando dente? Os dentistas também são contra - fio dental e escova é que limpam dentes! Então, o que sobra pro palito? espetar azeitonas, queijos ... mas pra isso tem garfinhos de metal ou outra coisa qualquer, não?
    e quanto mais araucárias, mais pinhão. E nesse ponto, posso afirmar que já comi florestas inteiras de araucárias do planalto médio do Rio Grande do Sul .. rs

    ResponderExcluir
  2. Isso aí Ana, aqui em casa não entra mais palito de dente! (aliás, nem sei quando foi que entrou, rs...).

    ResponderExcluir
  3. "Que triste sina teve o cedro, nosso primo... Desde menino que eu nem gosto de falar! Depois de tanto sofrimento, seu destino? Virou tamborete, mesa, cadeira, balcão de bar!!!"

    Além de destruir, ainda humilha!

    ResponderExcluir