segunda-feira, 16 de maio de 2011

Queimando o site

A Revista TPM (Trip pra mulher) tem uma nota toda edição que chama "queimando o livro", onde elas indicam (pra fogueira) aqueles livros de auto ajuda do tipo "O que fazer para brilhar no trabalho e conquistar o homem mais bom partido do pedaço em doze lições". E eu agora queria inaugurar o "queimando o site".

Estava eu dando uma bobeada na frente da TV quando aparece a Bebel (a filha da Nenê, da Grande Família, sabe?!) dizendo que "pra mulher a questão é: menstruar ou não menstruar?". O comercial vai se desenrolando em torno dos sintomas indesejados e incompreendidos da menstruação, dizendo que agora é uma opção sua ficar ou não inchada, ficar ou não de TPM, ter ou não um sangramento.

Fiquei tão chocada que corri pro Aralume, esse meu querido veículo de vasão das angústias, indignações e alegrias. O comercial divulga o site vivasemmenstruar.com.br e é esse mesmo que eu quero queimar!

O slogan deles é "Não menstruar. Você conquistou esse direito". Outra pérola do site: "sem menstruar quem manda na sua vida é você, não o seu ciclo menstrual". E depois de discorrer sobre todos os desconfortos da menstruação, encerra com "a não ser que você decida dar um basta nesse encontro mensal chatíssimo". Encontro mensal chatíssimo...

Faz um tempinho que estava montando um texto aqui pro Aralume sobre menstruação. Eu já escrevi um pouco sobre isso, principalmente no Entendendo (ou tentando entender) os ciclos femininos, mas estava a fim de falar especificamente sobre a menstruação. Eu começava o texto assim: "eu adoro ficar menstruada". Só que achei que poderia ser meio esquisito, não estava conseguindo um acabamento, então ficou "na gaveta". Eis que então me chega essa nova revolução feminina - tem hora que eu acho que nós mulheres somos umas patetas mesmo.

Ah, e o tal site apela também pro lado da prevenção de doenças. É tudo tão convidativo, são tantas vantagens... Eles dizem que "é para mulheres que querem levar uma vida com mais liberdade, bem estar e conforto". Quem não quer?!

A seção de mitos e verdades é de fazer chorar. Tem também a seção de perguntas ao ginecologista; um ginecologista homem, é claro.

CACETE, eu podia ter ido dormir sem essa!

Ou eu que sou muito arcaica?

Para mim sempre foi muito nítido que quanto mais perto da natureza, melhor. E consequentemente, quanto maior o distanciamento da natureza, maiores as chances de sofrimento, de doenças, de distúrbios psíquicos e afetivos. Tecnologia é sim muito legal, usufruo de inúmeras conquistas tecnológicas, mas sempre me pergunto onde estará a linha tênue que divide os benefícios dos malefícios da tecnologia.

Eu devo ser mesmo muito privilegiada por nunca ter tido problemas sérios com menstruação. Na verdade, a única fase da minha vida que tive TPMs homéricas e desesperadoras foi justamente quando tomei anticoncepcionais.

Mas nada me tira da cabeça que problemas relacionados à menstruação devem ser resolvidos no consultório do psicanalista, não no do ginecologista e muito menos abafando esses gritos de socorro do corpo e da alma, se me permitem usar esse termo.

Essa semana eu tenho como lição de casa observar AHIMSÁ, que é a primeira norma ética do Yôga e consiste na não agressão. Confesso que não consegui conter minha agressão nesse texto. Mas acabo de ler uma definição interessante sobre o meu sígno:

"TOURO - O Resistente. Que encanta, mas agressivo. Podem parecer enfadonhos, mas não são. Trabalhadores duros. Amável. Forte, tem resistência. Seres sólidos e estáveis e seguros dos modos deles/delas. Não procuram atalhos. Orgulhosos da beleza deles/delas. Pacientes e seguros. Fazem grandes amigos e dão bons conselhos. Bom coração. Amam profundamente - apaixonados. Expressam-se emocionalmente. Propenso a temperamentos e acessos de raiva ferozes. Determinado. Cedem aos seus desejos frequentemente. Muito generoso.

Como vimos no nosso estudo sobre ahimsá, cada um, de acordo com suas funções no mundo, deverá ter a sua forma de observar essa norma ética. Enquanto alguns monges não matam nem formigas, os guerreiros precisam combater para proteger os demais...

8 comentários:

  1. QUE HORROR! Já tinha ouvido algo sobre isso, coisa de "modelos" e , sinceramente, não achei que a loucura chegaria às pessoas COMUNS - que geralmente, não são NORMAIS mesmo! Aí que está! Você não é arcaica, é NORMAL, coisa preciosa, cada vez mais rara de se encontrar(e às vezes difícil de se manter!)A maioria, infelizmente, tragicamente, perdeu de vez o rumo do que é correto, do que seja a favor da eterna prosperidade da existência. Por isso tanta desgraça - causa e efeito. Em nome de buscar a felicidade. Meu Deus!

    ResponderExcluir
  2. Concordo, Carol. Mas cólicas homéricas (não tpm) psicanalista não resolve, né? rs Com a idade até que isso diminuiu, mas eu cheguei a desmaiar de dor, então é claro que jamais liguei menstruação a nada positivo. Acho, sim, um saco! Desagradável e dolorido demais. Mas foi só ser estóica e ter paciência, que depois dos 35 o tormento diminuiu bastante. Só não sei se eu tivesse 20 anos hoje, e aquelas dores todas (a sensação é de uma garra de aço espremendo minhas entranhas ... argh), se não apelaria para uma pílula contínua pra me livrar do tormento (sim, um tormento!).
    Então, há que se lembrar que existem exceções ... e além disso que essa é uma opção que não interfere na vida ou no corpo alheio (como o cigarro). Liberdade de opção, de acordo com as individualidades, é fundamental! (principalmente quando minha escolha não prejudica mais ninguém)
    ;)
    bjim

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana, gosto das nossas conversas, pois nós conseguimos discordar e conversar ;)

    Eu acho sim que as cólicas deveriam ser resolvidas por um bom terapeuta/psicólogo. Na minha humilde interpretação dos acontecimentos, todo sintoma tem sua origem em ambientes muito mais profundos que o plano físico. E quanto maior a nossa dificuldade em encontrar a raiz do sintoma, sua causa genuína, mais isso demonstra o quanto ela está profunda. Muitas vezes não conseguimos acessar isso sozinhos, por isso a importância de um profissional muito bem formado.

    E quanto à interferência de nossas opções nas vidas alheias, eu vejo que toda e qualquer escolha individual afeta, em algum grau, o coletivo. Falando especificamente sobre esse tópico, quando o mundo ganha uma mulher que não menstrua, ele ganha uma mulher que não ovula (e aí entram também as que menstruam mas sob efeito hormonal artificial) e com isso o mundo perde uma mulher conectada com seus ciclos e com suas funções e obrigações enquanto fêmea que, na espécie humana, extrapolam em muito o simples ato de procriar.

    Não quero assustar ninguém com a colocação "obrigações enquanto fêmea". Eu até pensei em suavizar colocando "deveres", "papéis", mas eufemismos não fazem parte do meu estilo, rs... mas, enfim, é preciso pensar e se conectar com essas "obrigações", pois negar ou ignorar as leis da natureza não faz com que elas sumam... e a natureza é muito forte.

    ResponderExcluir
  4. sim, faz sentido. Por alguma razão as cólicas diminuíram com o tempo - seja pelo ovário micropolicístico que os ultrassons acusavam, ou algum problema mais interno e etéreo que tenha sido sanado ou atenuado de alguma forma. Mas eu sou uma covarde assumidíssima! odeio sentir dor (pior ainda se for dor + queda de pressão e um sangramento gigante por 5 ou 6 dias, todo santo mês) e só não fiz um tratamento desses porque "na minha época" não existia, acho ... rs (mas lembre-se que quem fala isso é a mesma pessoa que enrola o dentista desde os 15 anos de idade pra tirar os cisos - que estão comigo até hoje! - e que dá vexame numa consulta de rotina num oftalmologista .. rs).

    Eu gosto dos seus argumentos, só não consigo trazê-los 100% para a prática .. rs aliás, falando nessa mistura de psicanálise e ciclos femininos, vc já leu/ouviu falar de um livro chamado "mulheres que correm com lobos"? Acho que vc iria gostar ... li quase inteiro numa fase em que fiz terapia, e apesar do tamanho (sabe aqueles tijolões que parece que vão causar tendinite se vc ler na cama?) e dos termos "técnicos", é bem interessante ...

    e a graça de discutir idéias é quando existem discordâncias, senão seriam conversas só de "ahãm" ... rs

    saudades, irmãzinha!

    beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Carol,
    Vi o mesmo comercial e fiquei horrorizada! Fui correndo pro site, ver quem estava por traz da ação. O marketing pensou em tudo, tem a filha da Neném da Grande Família, uma atriz que pode conversar com vários públicos, o comercial está na TV fechada em horários específicos para atingir o público feminino, tudo bem planejado. Tinha certeza que era comercial de algum laboratório, mas estranhamente não encontrei um nome. O site não é assinado por nenhum laboratório, nenhum produto, não diz se é uma ação de todos os fabricantes! Isso sim me causou ainda mais arrepios e muita, mas muita desconfiança! Cara se eles acham tão bom assim não menstruar e tem tantos benefícios e é tão importante para a saúde, porque não se identificar? Porque não dizer: sim, a minha empresa pesquisou isso e assina embaixo que você, mulher, não precisa menstruar. Estranho, não é?

    Eu tive cólicas horrendas quando era mais nova! Nunca ninguém soube me orientar direito a respeito delas. E durante anos eu tomei pílula, recomendada pela médica, para amenizar essa finalidade. Um pouquinho mais velha e muito mais questionadora. Não aceitei a sentença de que é assim que as coisas funcionam e decidi parar de tomar. Não me sentia bem com os efeitos que ela causava.

    Fui resolver questões internas, sem pensar que elas poderiam ter ligações com a TPM e a cólica, fui praticar esporte, sem fazer essa ponte também, fui conhecer meu corpo e aprender sobre os meus ciclos hormonais... As dores, os desconfortos diminuíram consideravelmente. Ainda tenho TPM, mas conscientemente sei onde meu calo aperta e o que ainda tenho que resolver dentro de mim para, quem sabe, me livrar delas. Nem por isso, acho que tirar meu corpo do ciclo natural ajudaria.

    Estou com você na queima do site!
    Fiquei pensando nele e lembrei de uma antiga (1987) propaganda da Folha de São Paulo, na qual várias inúmeras proezas eram atribuídas a alguém enquanto uma imagem se formava na tela coisas como "Este homem pegou uma nação destruída, recuperou sua economia e devolveu o orgulho a seu povo...". A imagem que se formava era a de Hitler e vinha a frase que gostaria de deixar: É possível dizer um monte de mentiras dizendo apenas verdades. Por isso é preciso tomar muito cuidado com a informação que você recebe!

    Quem quiser ver o vídeo vai lá http://www.youtube.com/watch?v=pY4FCKlQISA)

    ResponderExcluir
  6. Oi Tay, obrigada por deixar seu comentário, com direito a uma opinião técnica do ponto de vista da comunicação ;) realmente é estranho o laboratório não se identificar... mais um motivo pra ficar com a pulga atrás da orelha :S

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Caras Amigas

    Pouco sofri com a menstruação ao longo da minha vida, posso citar aos 47 anos as poucas vezes que fui atingida pelas cólicas. Sou Taurina, e o tempo todo tenho fases como a lua, então acho que a TPM antes e Pós me acompanham todo o tempo, independente ou não do sangue volumoso e do cheiro desagradável que é o que mais me incomoda nestes dias. Já sujei cadeiras no trabalho, na escola, no ônibus, entre outros pequenos desastres, mas nunca esqueço na escola a aula sobre menstruação, promovida pelo lançamento do SEMPRE LIVRE, eu tinha 11 anos e sem noção, pois lá em casa o povo tratava o assunto como o fim do mundo. Adorei aquela aula, amei meu corpo, e saber que ele estaria sendo preparado para dar vida a outro ser, então acho que por isso nunca briguei com a menstruação e me sinto tão mulher, tão incrivel, tão poderosa e diferente dos homens, qdo estou nestes deias. E mesmo hoje que nesses dias eu sofra um pouco, afinal daqui a pouco vai acabar, não consigo pensar que uma mulher é completa sem esse ritual obrigatório e mensal.
    Vamos queimar essa droga de propaganda enganosa contra a Feminilidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosângela, obrigada pelo comentário! Também sou taurina ;)

      Excluir