terça-feira, 15 de março de 2011

Então vamos falar de Deus...

Não se desespere, pois eu só tenho 30 minutos para fazer isso. Venho adiando esse assunto para "quando tiver tempo", mas percebi que seria até mais fácil fazer em um dia com tempo limitado.

Começo citando Pessoa:

Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
Porque Deus quis que o não conhecêssemos,
Por isso se nos não mostrou...

Sejamos simples e calmos,
Como os regatos e as árvores,
E Deus amar-nos-á fazendo de nós
Belos como as árvores e os regatos,
E dar-nos-á verdor na sua primavera,
E um rio aonde ir ter quando acabemos!... 
Alberto Caieiro, em "O Guardador de Rebanhos"

Desobedecendo Deus então, pensemos Nele (usarei as maiúsculas por uma questão de respeito). A ideia de que Deus está em algum lugar fora de mim sempre me pareceu muito estranha. Já cheguei a afirmar categoricamente que não acredito em Deus (só não digo que sou atéia porque acho essa palavra horrível - do ponto de vista estético mesmo...). Mas ultimamente venho pensando que é tudo uma questão de definições e a meu ver cada ser humano tem um Deus latente dentro de si. Mais do que isso: cada ser humano tem a obrigação de encontrar e manifestar esse Deus.

Com relação ao Criador, bem, não consigo atribuir nenhuma forma humana a essa força, muito menos uma personalidade. "De onde viemos?" é uma pergunta para ser pensada, mas talvez nunca respondida...

Nesse ponto gostaria de informar que a motivação para essa postagem é um best seller, com "mais de 8 milhões de exemplares vendidos". Como diz uma amiga minha, "tenho horror a best seller". Eu compartilho desse sentimento porque acho que o mundo está de cabeça pra baixo e tudo que "todo mundo faz" deve ser questionado... mas, enfim, desse eu estou gostando :)

Trata-se do "Comer, rezar, amar", que foi ao cinema com uma dupla de peso: Julia Roberts e Javier Barden. Pra quem não conhece, a protagonista passa um ano viajando por Itália, Índia e Indonésia para experimentar, nessa ordem, o prazer, a devoção e o amor. Acabei de ler a parte da Itália e, claro, me deu vontade de ir pra lá, rs... agora estou lendo a parte da Índia, na qual ela fala bastante sobre Yôga (o livro usa "ioga", mas meu conhecimento sobre a transliteração do sânscrito não me deixa grafar este nome de outro jeito).

Adorei a parte que ela fala de meditação. Resumindo em uma frase: "Ouvi dizer que a oração é o ato de falar com Deus, enquanto a meditação é o ato de escutar".

Pronto, agora consigo, graças a um best seller, explicar porque eu não rezo: eu não falo com Deus porque ele é onisciente, não precisa que eu fique lhe contando nada. Por outro lado, eu tenho muito a aprender e nada melhor do que beber direto da fonte. Por isso eu medito!

A prática do Yôga usa a meditação como um meio para atingir a hiperconsciência, a megalucidez, um autoconhecimento profundo - se quiser, pode chamar isso de ouvir Deus "pessoalmente".

A prática completa do SwáSthya Yôga usa outras técnicas, além da meditação, para tornar esse caminho mais suave, mais prazeroso e até mais rápido, embora ninguém tenha pressa, pois a paisagem é linda!

4 comentários:

  1. muito bem, Carol, belo texto! parabéns!
    às vezes acho que "saí do armário", e me digo atéia. Mas também acho que o problema é minha implicância visceral com religiões organizadas. Afinal, passei a adolescência cantando com toda a convicção "Eu não gosto de padre. Eu não gosto de madre. Eu não gosto de frei. Eu não gosto de bispo. Eu não gosto de Cristo Eu não digo amém. Eu não monto presépio ...". Mas tudo isso não é sobre deus, isso é sobre religião! Assim como adorei o livro do Dawkins, mas ele é anti-religião, não anti-deus. No fundo, o importante seria abandonarmos o proselitismo (de qualquer 'facção') e cada um ir cuidar de sua própria fé, que é coisa íntima e pessoal, não acha?
    Por outro lado, fui muito influenciada pela 'arca de noé', aquele especial da globo de mil anos atrás, com as músicas infantis do Vinicius (essa é uma pérola da minha época que vc não deve ter visto, mas tem dois discos ótimos com as músicas). Depois daquilo, toda vez que ouço falar em deus, lembro do vozeirão do Dionisio Azevedo. Ou, por alguma outra influência televisiva da infância, do Sergio Brito! (grisalho, barbudo e com cara de sábio rs). Então, seja qual for a definição filosófica, a cara de deus, pra mim, é a do Sergio Brito! Que é um tremendo ator, acho que até o Saramago o aprovaria numa possível filmagem do 'evangelho segundo jesus cristo' ... rs
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai Ana, só você viu, rs... estou rindo muito com as suas personificações de Deus!!!

    Ah, não poderia deixar de te falar que lembro muito de você enquanto leio o "Comer, rezar, amar". Não pela história, mas pelo estilo da autora, com umas sacadas, umas comparações, muito engraçadas. Você já leu? Beijo e saudade!

    ResponderExcluir
  3. oi Ca!
    atrasadésima, eu ...
    já li esse livro sim! No meu super kindle! Gostei bastante (mas odiei o filme, apesar do Barden) e ainda li a continuação (Commited) que tem umas discussões interessantes sobre casamento, relações ...
    acabei de ler sua postagem dessa semana. Realmente, é um sentimento concreto e indescritível, né? E, infelizmente, insolucionável, sob certos aspectos.
    Ah! e mudando de assunto: uns dias atrás, naquele restaurante da empada, no caminho pra Serra Grande, conheci uma paulistana que largou tudo e agora é professora de ioga em Serra Grande! Ela costuma correr da vila até a empada, com direito a "combustível" para o retorno (não tem caloria que resista àquela subida correndo, né?)

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana, ainda estou na Índia (no livro, calma, hehe...) e depois quero ver o que aconteceu com o Javier Barden no próximo livro, rs...

    Nossa, só de lembrar daquela ladeira de Serra Grande já fico cansada, rs... mas a vista no final compensa! E a empada idem ;)

    ResponderExcluir