terça-feira, 3 de agosto de 2010

Educar é preciso

Semana passada tive o privilégio de assistir uma palestra do Amyr Klink, aqui do lado de casa! A palestra, com o título "Planejando o caminho da perfeição", fez parte da programação do 2º Congresso de Educação de Porto Feliz.

Eu sou fã desse incrível velejador, planejador e realizador desde que me entendo por gente! Não sei muito porque, mas o mundo das navegações e grandes expedições sempre me atraiu e foi por isso que comecei a ler seus livros.

O primeiro deles, "100 dias entre céu e mar" relata sua travessia do Oceano Atlântico a bordo de um pequeno barco a remo (!). Depois veio o "Paratii entre dois polos", que ele conta uma invernada na Antártica em seu veleiro Paratii mas, como foi tudo muito bem planejado e sobrou comida, ele resolveu dar uma chegadinha no Polo Norte, ficando ao todo 22 meses no mar! Sua próxima aventura foi contada no "Mar sem fim", e consistiu em uma volta ao mundo... mas de um jeito bem peculiar: circundando o Polo Sul! É a forma mais rápida e mais difícil de dar uma volta ao mundo e até hoje ele foi a única pessoa a realizar essa façanha velejando sozinho. Essa, aliás, era uma característica de suas viagens, estar sozinho. Mas de um tempo pra cá ele resolveu tripular seus barcos, principalmente com suas três filhas, que conhecem a Antártica desde os cinco anos de idade!


Tem também o "Linha d´água", onde ele conta a construção da sua "menina dos olhos", o Paratii2, um barco simples como canoa e cargueiro como navio. Na palestra ele fez um resumo dos quatro livros e foi uma delícia ouvir as histórias na voz dele, com seu jeito despachado e ligeiramente ranzinza.

E como os livros não são simples relatos de viagem, existem ensinamentos preciosos para a vida, que gostaria de compartilhar com você. Uma das coisas que ele diz é que o COMO é mais importante do que o O QUE... não importa muito o que você está fazendo, desde que faça da melhor forma possível. Ele ressaltou a importância de colocar a ALMA e o CORAÇÃO no trabalho; mais que profissionalismo, dedicação!

Com a sua experiência de ficar por tanto tempo sozinho, voluntariamente preso em um mar congelado, como ele mesmo define, ele também adquiriiu uma relação interessante com o tempo, com a administração do tempo: não seja engolido pelo tempo. Ele fala do perigo de ficarmos imersos em uma rotina que nos engole e, quando nos damos conta, não fizemos nada!

E como o título da palestra tinha a ver com perfeição, pois suas viagens sempre são muito bem sucedidas, ele disse que é preciso tomar cuidado para não ser um náufrago da perfeição. Se você for esperar tudo estar perfeitamente encaixado, com todos os detalhes, tudo certinho, pode ser que nunca saia do lugar. Tem um momento em que precisa largar tudo e partir. Não me lembro em quais dos seus livros tem essa frase, nem se é exatamente assim, mas me marcou muito: a pior tragédia de uma viagem é ela nunca acontecer. E é claro que isso vale pra vida... até quando você vai esperar para fazer aquilo que sempre quis? O que está faltando?!

Por fim, mais uma mensagem dele que gostei muito: é errado querer fazer tudo sozinho. Por mais que suas grandes viagens tenham sido aparentemente sozinho, ele sempre contou com uma grande equipe, antes, durante e depois de cada projeto. Tem hora em que é preciso delegar e confiar, já que não adianta nada você dar a função para outra pessoa e não confiar que essa pessoa vá realizar com competência...

Durante a palestra ele falou muito das filhas e esposa. Foi legal ver como ele aprende com as filhas. Enfatizou demais a importância da educação, mas num sentido mais amplo, de cultura mesmo. A importância dos livros, de conhecer línguas, de viajar... [suspiro].

Ah, sim, ele disse também que trabalhar no Brasil é um grande privilégio, pois tem muita coisa a ser feita ainda! Só que precisa pensar grande, pensar longe, para no mínimo daqui 50 anos.

Vamo que vamo, mãos à obra!

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Só li o Mar Sem Fim, você tem algum pra me emprestar?
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Opa! Temos o Linha d´água e o Paratii entre dois polos (recomendo começar por esse)! O 100 dias entre céu e mar deve ser fácil de achar em sebo... beijo!

    ResponderExcluir
  3. Ca, fiquei feliz por essa oportunidade que vocês tiveram! Nada melhor do que estar ao vivo com pessoas assim,nada substitui ou se equipara ao "ao vivo"! Ele só poderia ser como você está contando, mais que um mero navegador corajoso, habilidoso... Maravilha!

    ResponderExcluir