sábado, 3 de abril de 2010

Casa de Francisca

Uma casa pequena, bem pequena. Pequena mas cheia de detalhes. Como o detalhe dos castiçais envoltos em gotas de cera derretida; detalhe da louça sem padrão que lembra as casas antigas com enxovais sobrepostos; detalhe do prato finamente preparado e decorado. A música no começo é um detalhe, que logo passa a ser foco dos holofotes - que não há.

Não há holofotes, mas toda a atenção está voltada para o minúsculo palco, recheado de talentos. Tudo pára. Nada é mais importante do que a música, do que os músicos, do que os instrumentos. A fome já foi saciada, a sede pode esperar. Mas nem sempre é fácil controlar a vontade de fazer um comentário, de expressar fisicamente o enlevo e êxtase do momento. Aí a mulher ao lado, inquieta e um pouco barulhenta nos faz lembrar daquele parente meio sem compostura. Mais um motivo para nos sentirmos em casa, em família.

Dinheiro, há que se ter um pouco, como para tudo na vida. Mas penso com alegria que aquele desembolso vai para bolsos tão nobres; é com gratidão que tiro as notas da carteira, para retribuir notas tiradas de um bandolim; e me despeço do anfitrião com o desejo de que ele continue nos proporcionando essa poesia em forma de casa. A Casa de Francisca.


Rua José Maria Lisboa, 190
São Paulo - SP
www.casadefrancisca.art.br

3 comentários:

  1. Filha, que coisa linda você escreveu! Obrigada Casa de Francisca, por inspirar esse texto!
    Quero ir lá com vocês. Prometo que fico quietinha...
    Beijo, mamãe

    ResponderExcluir
  2. Ah, esse lugar deve ser ótimo! Daqui da roça, deu até vontade de passear na capital ... rs. Entrei no site e dei de cara com o Arrigo! Poxa, séculos que não ouvia falar dele.
    (ah, vim dar uma olhada no aralume enquanto espero a hora da aula, mas ando numa correria insana: me mudei! vcs precisam vir conhecer a casa nova, agora na praia). beijos e parabéns pelos textos, estão cada vez melhores!

    ResponderExcluir
  3. Casa nova, Ana?! Na praia?! Ô vida ruim, rs... e aí, tem quintal pra um canino? Quando vier pras bandas de cá, vamos na Casa de Francisca com certeza!

    E, mãe, com você tá mais fácil, é só marcar (duvido que consiga ficar quietinha, mas te levo mesmo assim, rs...).

    ResponderExcluir