terça-feira, 16 de março de 2010

E por falar em mestre...

Na postagem da semana passada eu falei um pouco sobre a vontade de ter um mestre, e como é bom quando a gente o encontra. Para hoje eu não tinha preparado nada e estava buscando inspiração na minha estante de livros, quando um "saltou" nas minhas mãos. É um livro que mudou a minha vida, junto com outros do autor. Quem me apresentou foi meu querido professor Marcos Sorrentino, em uma de suas aulas de educação ambiental, lá pelos idos do ano 2000; e, embora eu o tenha relido nesse meio tempo, já tinha esquecido do seu ponto de partida, que está na contracapa e acabei de ler com surpresa e entusiasmo, pois complementa o que havia escrito na semana passada:

_______________________________________
PROFESSOR PROCURA ALUNO
Deve ter um desejo sincero de salvar o mundo.
Candidatar-se pessoalmente.
_______________________________________
Me diz se isso não é o "sonho dourado" de quem procura um mestre?! Pois bem, antes de mais nada, um ditado que eu lembrei só depois que tinha postado o texto da semana passada: Quando o discípulo está pronto, o mestre aparece. E ele pode aparecer nas mais diversas formas...
Voltando ao livro: seu nome é "Ismael - um romance da condição humana" e o autor é Daniel Quinn (outros livros dele, difícil escolher o melhor, mas sugiro começar pelo Ismael: "Meu Ismael", "A história de B", "Além da civilização" - esse último ainda não li).
Eu não vou tentar fazer uma sinopse do livro, mesmo porque já confundo em qual livro está cada coisa, mas gostei do que disse o New York Times Book Review:
"Um romance profundo e audaciosamente simples sobre o papel da humanidade no planeta... entregue para nós com originalidade e clareza que poucos irão negar"
Leitura fortemente recomendada a todos aqueles que tenham um desejo sincero de salvar o mundo!

2 comentários:

  1. Cá, hoje, "por coincidência", acordei - de uma forte dor de cabeça - pensando em "como conheci a Carolina" - você, e o que mais me vinha à cabeça era esse assunto de... salvar o mundo! Quando puder, me empresta o livro?

    Beijos, mamãe

    ResponderExcluir
  2. Vamos ver se agora sai seu texto... pelo menos já começou a pensar na introdução, hehe. O livro é do PC, mas acho que ele te empresta sim. Beijo!

    ResponderExcluir