terça-feira, 30 de março de 2010

Veículos de comunicação que levam a algum lugar que valha a pena!


A inspiração pra postagem de hoje veio numa dessas manhãs que eu estava ouvindo o USP Notícias, na minha querida Rádio USP. Mais um dos empolgantes comentários do Milton Parron me deu a vontade de falar sobre ele, embora o conheça tão pouco. Mas posso dizer que o Milton é um jornalista de (poucos) cabelos brancos, que solta o verbo sobre os mais diversos assuntos e diz coisas que muitos de nós adoraríamos dizer em "rede nacional", mas com uma desenvoltura, contundência, lucidez e elegância que admiram e fazem vibrar (muitas vezes me pego falando sozinha ao final dos comentários dele: "isso aí, muito bom!").

Aliás, muitas coisas na Rádio USP me fazem vibrar, a começar pelo simples fato de ela existir! Sou ouvinte assídua há muitos anos, desde criança, e dizer que a programação traz música e informação de qualidade é um clichê, mas fazer o quê se é isso mesmo?! E, pior: fazer o quê se isso é tão raro nos veículos de comunicação?! O legal da Rádio USP é que a programação tem muita música e intercala uns clips rápidos de notícias e informação, como por exemplo o "Sobre rodas", o "Clip informática", o "Minuto da notícia" e por aí vai... isso sem falar na intrépida "Rádio Matraca", que vai ao ar todo sábado às 17 horas da tarde! Tem também o "Toque Outra Vez", o programa do ouvinte; o "Planeta Som"; o "Non Stop Music"... Sintonize no rádio 93,7 ou no computador http://www.radio.usp.br/ (para transmissão on line!).

E como uma coisa puxa outra, nessa exaltação à Rádio USP foi automático pensar na TV Cultura, que também é um veículo de comunicação do qual sou fã desde a mais tenra idade! Tenho certeza de que fui uma criança muito mais feliz por crescer em companhia do Glub, da Glub e da Carol (a Carangueja do Glub Glub, lembram?!). Ai, e o Mundo da Lua?! Anos Incríveis, Confissões de Adolescente (sex 18h), Castelo Rá-Tim-Bum (seg a sex 17h), Doug (seg a sex 17h30)! Se você está se achando "muito adulto", experimente o Metrópolis, o Jornal da Cultura, Roda Viva... para todos os públicos, Planeta Terra, Repórter Eco (olha eu lá! http://www2.tvcultura.com.br/reportereco/materia.asp?materiaid=750), Ecoprático. Outro dia, num fim de semana preguiçoso, me deparei com o Prelúdio, que é um show de calouros, mas de música clássica!!! O prêmio é uma bolsa de estudos na Europa... olha só que coisa impensável em qualquer outra emissora e que ideia fantástica... foi de encher os olhos de lágrimas, pela proposta do programa e pela beleza da música dos candidatos... Há algum tempo atrás a Cultura adotou o slogan "A TV que faz bem", achei o máximo, porque é bem isso mesmo... eu nunca fui fanática por TV e até acho que TV faz mal... mas a Cultura, essa com certeza faz bem!

E pra fechar a trilogia "comunicação", queria falar um pouco de revistas, que é um meio que adoro, embora tenha usufruido pouco ultimamente. Pra mim a melhor de todas, disparada no ranking, é a Trip. Vá lá que tenho que controlar uma ponta (de iceberg, rs...) de inveja das belas mulheres que estampam páginas e páginas da revista, mas até nisso a Trip é diferente, porque eu não sinto a vulgarização da imagem da mulher, tão explorada na mídia. Ao contrário, é uma reverência à beleza, à delicadeza e - por que não? - à força da mulher. Mas a Trip é muito mais do que um rostinho bonito, rs... suas matérias são profundas, os temas são pertinentes, as viagens são incríveis. Resumindo: vale cada um dos centavos investidos! Tem também a Tpm (Trip pra mulher), que dentre as "revistas femininas", dá um banho e é mesmo muito legal, mas confesso que ela me enjoa um pouco e acabo lendo esporadicamente.

Pra não dizerem que sou xiita, ouço também a Rádio Eldorado e a Nova Brasil; assisto Friends e Two and a Half Man (pura besteira, mas bem engraçado!) no Warner, uma coisa ou outra no Multishow e GNT, gosto muito do CQC (Band) e não perco um Big Brother (ahá! Essa era só pra ver se você não estava dormindo, hiuhaiuhahaha... NUNCA assisti um Big Brother e por isso nem vou emitir minha opinião); já li muito a Caros Amigos, a Terra, gosto de sonhar de vez em quando com a Arquitetura e Construção, um pouco de otimismo na Bons Fluidos e Vida Simples, além de, é claro, Caras e Contigo nas salas de espera da vida, hehe.

Mas voltando às minhas prediletas Rádio USP, TV Cultura e Trip: são veículos que renovam minha esperança no ser humano, principalmente nos momentos em que me deparo com suas atrocidades, incapacidades e banalidades. Se você leu Ismael ou A história de B (do Daniel Quinn, veja postagem de duas semanas atrás), sabe que "o problema" não está no ser humano, mas mesmo assim muitas vezes a gente cai nessa armadilha de achar que "a humanidade não tem jeito". Tem sim! Gente é pra brilhar, como já disse o velho Caetano. E tem muita gente brilhando por aí... é só saber pra onde olhar! ;)

Um comentário:

  1. Aí, Cá, como sempre, arrasou! Assino embaixo, de ponta a ponta e aproveito o "tudo a ver, a meu ver" para citar este trechinho de ensinamento do meu Mestre espiritual que diz:"Precisamos cuidar da vida e fazê-la resplandecer( palavra linda, hein? Res-plan-de-cer!)Fazer a vida resplandecer é despertar para a missão que Deus nos deu e trazer à tona nossa força, nossos talentos e habilidades". Fazer a sua luz brilhar e ser muito tranquilo...

    ResponderExcluir