terça-feira, 29 de dezembro de 2009

A última do ano

Não tem o que fazer, fim de ano é fim de ano... mas, afinal, o que é um ano? É o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa ao redor do Sol! E o que tem isso de tão especial? Ah, pode ter a ver com as estações, ou seja, em um ano fecha-se um ciclo completo de todas as fases e proporções possíveis de fotoperíodo, precipitação, fenologia das espécies (que tem a ver com os dois primeiros...). Mas em tempo de mudanças climáticas pode não ser assim tão óbvio... além disso, seguindo essa linha de raciocínio, por que dezembro? Por que janeiro?

Não sei e, sinceramente, prefiro não saber, rs... mas essas convenções tem algumas vantagens, pois a força do "consciente coletivo" é muito forte. Imagina só que TODO O MUNDO, literalmente, está nessa energia de fim de ano, começo de ano. Tem o lado chato - pra não dizer chatíssimo - da avalanche de consumo, da catarse coletiva em prol da tríade churrasco-cerveja-praia, da ânsia em "aproveitar" cada instante de "descanso", que muitas vezes é a maior Cilada.

O lado legal, que corre o risco de também ser um pouco chato (não tem jeito, fim de ano é fim de ano...), só que aí depende mais da sua atitude pessoal, do que do coletivo. Esse outro lado é a dobradinha retrospectiva + lista de intenções! Dá pra usufruir dessa imensa energia do "grupo" e surfar um pouco nessa onda. Eu considero bastante saudável fazer de tempos em tempos um balanço da vida e nessa época "todo mundo" faz isso, é esse o lance do "coletivo", a vibe, saca?! rs...

No aniversário também é legal, mas aí é bem pessoal, único. Às vezes fatos inesperados da vida também nos fazem dar essa parada, como uma doença, uma perda, um ganho :), mas tudo no âmbito bem particular também.

Ou seja, sempre é tempo de avaliar, de planejar, de sonhar. Mas parece que agora fica mais fácil... todo mundo fala disso! Então deixa de bico, de torcer o nariz pros lugares-comuns e aproveita! O que foi legal em 2009? Dá pra prolongar isso? O que você aprendeu? O que não foi legal? Deu pra aprender com isso também?

E o que você quer de 2010? Está feliz com a sua profissão? Com a sua carreira? Como anda sua saúde? E os relacionamentos? Pra qual amigo você telefonou esse mês? E com quais amigos você não fala há pelo menos três meses? Como está sua família? Qual foi a última vez que você disse pros seus pais/filhos/irmãos/sobrinhos/avós/primos o quanto os ama? E a sua casa? É um lugar agradável? O que você pode fazer para ficar ainda melhor? E as suas atitudes cotidianas? Você leva sacolinha pra recolher o cocô do seu cachorro na rua? Faz compostagem ;) ? Quantas vezes usa o carro por semana? Daria pra ir de bicicleta? E os sonhos? Que lugar você quer conhecer esse ano? Está pensando em ter filhos (pense bem, rs...)? E abrir o próprio negócio? Que tal voltar a estudar?

Mas lembre-se que o momento é de avaliação e planejamento pessoal e coletivo. Esse ano tem eleição... você já pensou sobre isso? Sobre como anda nosso país? De onde viemos, para onde vamos... O Aralume não é apartidário, muito menos apolítico... em breve bandeiras serão hasteadas por aqui! Você já tem a sua?

Feliz 2010!

3 comentários:

  1. É isso filha, e agora, mais do que nunca, está sendo enfatizada a necessidade do planejamento- nada de viver um dia depois do outro, a "esmo", isso só vai levar a lugar nenhum, ou a coisa pior. É óbvio,sempre foi assim, mas sinto que agora é mais... decisivo, determinante.

    E que venha 2010 e possamos seguir com o Aralume desfraldando novas bandeiras!!!

    ResponderExcluir
  2. Caramba Cazinha! Eu vou começar 2010 lendo e relendo essa sua (melhor) postagem (na minha opinião é claro!!)
    O que eu realmente quero é compartilhar planos, sonhos e gostos com você ao meu lado... Eu te amo muito!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada mãe! E por falar em planejamentos, o público está ansioso por saber a data do show!!!

    Paulo Cesar, nós somos uma dupla e tanto, rs... eu também te amo muito!

    ResponderExcluir