terça-feira, 20 de outubro de 2009

Se eu só pudesse ter um artista no meu iPod


A situação é tão hipotética que eu nem iPod tenho. E quando tiver certamente irei recheá-lo com muitos e muitos artistas, que artista bom é o que não falta nesse mundo!

Mas essa frase veio de forma espontânea, meio que como uma declaração de amor, para resumir a minha paixão por esse cara, o Gilberto Gil. Sim, se eu só pudesse ter um artista no meu iPod, seria ele, sem dúvida!

Primeiro porque o Gil é alto astral e esse é um requisito cada vez mais forte para minhas companhias, sejam elas em forma de música, vídeo ou carne-e-osso (principalmente essa última). O Gil me traz alegria! Vide Realce, "quanto mais purpurina, melhor!". E o Kayagan Daya, então? Total alto astral!

Outro motivo é que ele filosofa, traz conteúdo, mas de uma forma tão suave, leve. O álbum Quanta, que foi inspirado na ciência e traduzido para a arte, concentra essa característica. E clássicas como A Raça Humana (a raça humana é o cristal de lágrima, lavra da solidão, da mina cujo mapa traz na palma da mão), Tempo Rei (não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido, transcorrendo, transformando...), Se eu quiser falar com Deus (... tenho que ficar a sós). Taaaaaaaaaaaaanta música!

E agora que sou agricultora, lembrei de uma que eu adoro: Se os frutos produzidos pela terra, ainda não são, tão doces e polpudos quanto as peras, da tua ilusão, amarra o teu arado a uma estrela, e os tempos darão, safras e safras de sonhos, quilos e quilos de amor.

E tem mais uma característica fundamental: ele passeia por vários ritmos, desde o Punk da Perifeira até De onve vem o Baião?. Não tem como enjoar!!!

Eu até queria ficar aqui, garimpando letras e ouvindo músicas, mas a vida de blogueira anda apertada e minha intenção não é ficar analisando a obra do Gil, cruzes, nem pensar! Tem que ouvir mesmo, com os ouvidos e com o coração!

Ah, e fica a dica do filme "Os Doces Bárbaros", que conta a história dessa banda extraordinária, que surgiu por ocasião da comemoração dos 10 anos das carreiras individuais de Gil, Caetano, Gal e Bethânia. É, fica difícil falar no Gil sem falar dessa trupe! E se me fosse concedido ter mais alguns artistas no iPod, eles entrariam fácil. E o Chico, é claro... ah, o Chico [suspiro]... qualquer hora eu falo dele ;)

Um comentário:

  1. Cá,
    Pra mim,só uma foto do Gil sorrindo e tocando já manda o inferno fora daqui! Também acho que ele é uma pessoa rara entre as raras e muitas vezes já senti felicidade pelo simples fato de estar por aqui ao mesmo tempo que ele, ao vivo!

    ResponderExcluir