terça-feira, 13 de outubro de 2009

Google Maps


Será que alguém ainda desconhece essa ferramenta? Os hi-techs que me desculpem, mas minha vida mudou tanto com o advento do Google Maps, que acho que vale a pena uma divulgação!

Ainda estou descobrindo os recursos, mas basicamente ele aponta endereços e, tchã-rã, traça rotas entre locais de interesse. Funciona assim: você entra no site (abra o bom e velho Google e clique no link que tem no canto superior esquerdo: "mapas") e digita um endereço. Aparece o mapa do local com um marcador no endereço (pode ser um endereço completo, ou o nome de uma cidade, por exemplo, para localizações mais genéricas).

Se você clicar no marcador, aparece um balãozinho com algumas opções e a que mais uso é a "Como chegar". Você escolhe "Até aqui" ou "Daqui", porque muitas vezes - ainda mais em se tratando de grandes cidades - o caminho de ida não é igual o caminho de volta ;)

O trajeto é realçado em azul, com indicação da distância e opções para deslocamento de carro, a pé ou de transporte público, para alguns locais. Eu geralmente sigo o caminho que ele indica, mas se você conhecer minimamente a região, pode alterar a rota, clicando nos vértices e arrastando. Mas não tente andar pela contra-mão, que ele não deixa!

Se você tiver uma conta do Google, pode salvar os mapas, personalizá-los e compartilhá-los com seus contatos. Para isso, esteja "logado" e clique na aba "Meus mapas"... vai procurando, mexendo, descobrindo.

Tem também opções de impressão, incluindo mapas e explicações; opção de mandar o mapa por e-mail, direto do site; e um jeito de copiar o link. Veja as abas no canto superior direito do mapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário