terça-feira, 11 de agosto de 2009

Ceiba Socioambiental

Aproveitando a onda de "merchandising" no Aralume, divulgo a Ceiba, empresa de consultoria ambiental da qual informalmente faço parte! Digo informalmente porque os sócios "oficiais" são o Roberto e o PC, mas eles me aceitaram na equipe ;)

Pela Ceiba podemos realizar consultorias diversas na área ambiental/florestal/agrícola, desde resolução de pendências com órgãos ambientais até projetos mais ousados, como a implantação de florestas nativas para produção. Esses projetos são muito legais, pois possibilitam que o proprietário rural tenha um retorno financeiro da área legalmente destinada a Reserva Legal.

Para quem não sabe, toda propriedade rural precisa manter 20% de sua área com cobertura florestal (isso no estado de São Paulo, pois essa proporção muda de acordo com o bioma onde a propriedade se encontra). Mas o que poucos proprietários sabem é que ele pode fazer uso dessa floresta, contanto que não faça o corte raso (quando todas as árvores são cortadas de uma só vez). Dessa forma, o que era um estorvo, uma perda de área produtiva, pode e deve se tornar uma fonte de renda para a propriedade, aliando conservação ambiental (afinal, a floresta continuará de pé) e retorno econômico.

Claro que é um investimento de longo prazo, pensando em madeira, mas nos primeiros anos é possível conciliar com espécies agrícolas, para ir tendo uma entrada de recursos. Enfim, se quiser saber mais, entre em contato conosco!

Ah, só por curiosidade, Ceiba é o nome científico do gênero da Paineira (Ceiba speciosa) e o logo também foi feito pela Valéria (http://www.ideearte.com.br/).

Nenhum comentário:

Postar um comentário