terça-feira, 21 de julho de 2009

Para mulheres modernas!


Mas se você é homem, também vale a pena ler. No mínimo você vai ampliar sua cultura geral e vai evitar sustos ao procurar a pasta de dentes na necessaire da sua namorada/esposa/mãe/irmã/amiga!

Sim pessoal, o tema do Aralume dessa semana é Coletores Menstruais! Tomei conhecimento dessa maravilha da modernidade através da minha super amiga Prímula, que me passou um link da comunidade no Orkut (http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=64856357), dizendo assim: "Olha, pra você que é uma mulher moderna!".

Quanto mais eu lia, mais eu ficava doida pra experimentar, afinal, vantagens não faltam. Pra começar, os coletores são feitos de material durável (estima-se que tenha uma vida útil de 10 anos) e todos sabem que os absorventes femininos não são biodegradáveis, muito pelo contrário... portanto, a gente se esforça pra economizar sacolinha, consumir menos, não usar descartáveis, mas desse não tem (ou melhor, náo tinha!) como fugir, e toda mulher acaba gerando esse lixo mensalmente, ad infinitum...

Outra vantagem do coletor é que ele funciona como um absorvente interno, o que dá muito mais mobilidade, já que hoje em dia estar menstruada não é aceito como desculpa para evitar de fazer qualquer atividade, seja ela trabalhar, ir a um show no estádio, nadar ou escalar uma montanha!

Ok, a pergunta que não quer calar: mas e aí?! Sim pessoal, eu testei o lance!!!

Devo confessar que não foi lá as 1.000 maravilhas, porque nos dois primeiros dias ainda vaza um pouco (todas recomendam usar um absorvente "por precaução" enquanto você está na fase de conhecer sua anatomia interna, se é que me entendem...). Não vou ficar aqui dando detalhes do meu ciclo menstrual, mas quando o fluxo fica mais "domado" o coletor funciona perfeitamente, sem precisar de nenhum absorvente. E é até melhor do que absorvente interno, porque não tem nem aquele cordãozinho, ou seja, olhando "de fora" não aparece nada, e "lá dentro" você também não sente que está com ele. Parece milagre, né?

No começo pode ser um pouco decepcionante, porque eu queria colocar e pronto, mas não perdi as esperanças do meu "funcionar" plenamente, pois os depoimentos nas comunidades são bem animadores.

Meninas, vale a pena dar uma pesquisada na net pra entender melhor como é isso (se quiserem me perguntar, fiquem à vontade!). É uma solução muito mais higiênica, saudável e ecológica!

4 comentários:

  1. Relendo a postagem e diante de uma "certa" reação, acho que o assunto não é simplesmente para mulheres modernas, mas para mulheres à frente do seu tempo! ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol!
    Legal você ter testado, realmente é beeeem engraçado ver as caras de espanto de homens e até mulheres em relação a essas coisinhas.
    Então, eu também testei por indicação de um grupo de amigas e a maioria já se acostumou bem, eu também! Eu parei de usar porque meu ginecologista que é do século passado disse que é meio anti-higiênico, pra tomar muito cuidado, etc, etc e me deixou preocupada. Mas continuo fã da idéia.
    Obs: adorei as fotos do casamento!
    Saudades! Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Carol, estou louca para comprar e usar um desse! Me conte, tem que colocar "dobrando" duas vezes, ou uma, pra poder dar certo mesmo? Parece estranhova ideia de ter que dobrar pra colocar e ele se "desdobrar" sozinho la dentro...
    Obs: amei seu blog! Li inteirinho, desde o primeiro post, acho que voce deveria começar uma nova temporada nele, falando sobre suas experiencias com seu filho, como usa fraldas, os abitos alimentares e diarios, tudo! Estou adorando ler o Aralume, volte a postar! Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê! Então, tem que ver como funciona pra você, mas a ideia é o trem abrir lá dentro mesmo. Eu, sinceramente, não consegui usar direito, sempre vazava um pouco e eu desencanei. Não cheguei a testar outros tamanhos (depois que tem filho tem que usar um maior). Lá nos EUA eu vi pra vender por uns 30 dólares e achei meio caro. Eu tenho usado os absorventes de pano e tenho gostado, se quiser te passo alguns fabricantes.
    Fiquei feliz que você gostou do blog! Não tenho tido muito tempo pra escrever (adivinha por que?!), mas tenho um blog paralelo a esse, ou filho desse, que é O Filho do Aralume. Lá eu escrevo só sobre as questões da maternidade, acho que você também vai gostar. Entra lá! Beijos!

    ResponderExcluir