terça-feira, 28 de julho de 2009

Agora é lei!

Foi com grata surpresa que comemorei a Lei Antifumo (Lei nº 13.541/2009), uma iniciativa do governo do Estado de São Paulo. Para quem ainda não sabe, a partir do dia 07 de agosto será proibido o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, em ambientes de uso coletivo, públicos ou privados (...), total ou parcialmente fechados em qualquer dos seus lados por parede, divisória, teto ou telhado, ainda que provisórios, onde haja permanência ou circulação de pessoas.

Já não era sem tempo! Não foram poucas as vezes que deixei de ir a um bar ou casa noturna, simplesmente para não ser obrigada a respirar fumaças alheias. Sem falar naquela "inhaca" que fica impregnada na roupa e nos cabelos em poucos minutos.

Quando estávamos organizando a festa do casamento, decidimos que não seria permitido fumar no salão da festa (veja postagem "É proibido fumar...", de janeiro). Apesar da maioria dos nossos amigos e familiares ser de não fumantes, sabíamos que bastariam um ou dois cigarros acesos para poluir o ambiente. E aí uma minoria com seus hábitos pouco (ou nada) saudáveis, obrigaria os demais a se contaminarem também.

Exagero? Não vou falar aqui das milhares de substâncias tóxicas que um cigarro exala, prejudicando não apenas aquele que o traga, mas quem quer que esteja por perto...

Estou na torcida para que os fumantes tenham cada vez mais "bom senso", de pelo menos não subjugar outras pessoas a seu vício e, melhor ainda, para que tenham a força de vontade e o amparo necessários a largar de uma vez por todas esse triste hábito. Torço também para que os não-fumantes não fiquem calados e façam valer seu direito.

De acordo com a nova lei, o responsável pelo estabelecimento que tem que fazê-la cumprir, portanto se você vir alguém fumando no local, dirija-se ao dono/gerente da casa, e não ao fumante. Outra determinação da lei é que esteja afixada em local visível uma placa com telefones para denúncia, caso o responsável pelo local seja omisso. Exercitemos nossa cidadania e respiremos tranquilos!

Um comentário:

  1. Estive no Kabul, um bar que costumo frequentar, na semana passada e a lei já estava valendo! Eles avisaram na entrada e todos respeitaram. Foi incrível estar em um lugar que às vezes até deixava de ir por causa do cigarro agora com ar puro!
    Já no Busca Vida, em Bragança, eles deram o recado pela primeira vez dia 18 e ninguém respeitou. Repetiram no último fim de semana e já estava um pouco melhor, mas ainda tinha muitos cigarros acesos dentro do bar.

    ResponderExcluir