terça-feira, 26 de maio de 2009

Consumo básico: comida!


Continuando o assunto de consumo, resolvi escolher um dos tópicos mais básicos, a nossa alimentação.

A escolha dos alimentos tem consequências internas e externas, mas é dessa segunda categoria que falarei, uma vez que as consequências internas são muito particulares, ou seja, dizem respeito à individualidade de cada um, mas as consequências externas dizem respeito à coletividade, incluindo aí seres humanos, outros animais, plantas e toda a "estrutura física" do planeta, como água, terra, minérios, ar e energia. Portanto, o que você come é sim de interesse público!

Vou começar por um assunto polêmico, o consumo de carnes. Eu sou vegetariana por motivos internos e externos, e na minha opinião é necessário que haja esses dois aspectos, pois acho muito difícil alguém adotar o vegetarianismo apenas por preocupações externas. Mas mesmo não se adotando uma dieta vegetariana, é possível consumir carnes com responsabilidade.
A figura que ilustra essa postagem é de um Guia de Consumo Responsável de Pescados, feito pela UNIMONTE (download no site http://www.unimonte.br/). Comecei pelos pescados, pois muitas pessoas que abdicam de outros tipos de carne, acabam mantendo os peixes e frutos do mar, mas esquecem-se dos grandes impactos - e até extinções de espécies - causados pela pesca predatória, e também da poluição gerada pelos cultivos em cativeiro (a carcinicultura - cultivo de camarões - por exemplo, é grande responsável pela degradação de áreas de estuário, fundamentais à vida nos oceanos...). Então, da próxima vez que for saborear um peixinho, lembre-se desse guia; lembre-se de toda a vida existente nos rios e oceanos; lembre-se que esses seres desenvolvem-se na água, matéria fundamental à toda forma de vida; e aprecie com moderação!
Outro item que precisa de moderação é a carne bovina. Para produzir um quilo de carne bovina são necessários 10 mil metros quadrados e 15 mil litros de água doce e limpa, isso sem falar em todo o consumo de energia e geração de poluição. Para saber mais, acesse o material da Sociedade Vegetariana Brasileira (http://www.svb.org.br/). Sim, pode-se pensar que são tendenciosos, por serem vegetarianos, mas contra fatos não há argumentos, e os fatos da produção de carne são realmente alarmantes. Com relação a aves e suínos, a utilização de espaço é bem menor comparando-se com gado, mas a produção de efluentes poluentes também á grande. Isso sem falar no conforto animal, que só quem conhece uma granja sabe a tristeza que é... para conhecer um pouco dos bastidores da indústria da carne assista o filme "A carne é fraca".
Mas se você adora um bom churrasco, não tem problema, pode continuar consumindo sua carne. Mas faça isso com responsabilidade; aplique o primeiro erre (Reduzir) - você não vai ficar anêmico por causa disso e, muito pelo contrário, pode até adquirir mais vitalidade. Se você já tem um maior grau de preocupação com o planeta, deve usar o erre Recusar, sendo seletivo com os produtos que consome.
E com relação aos outros alimentos? A agricultura também não é nenhuma "santa" nessa história e é responsável também por destruição de florestas, por poluição proveniente de agrotóxicos e por desigualdades e conflitos sociais no campo. Para minimizar esses impactos, o ideal é procurar consumir ao máximo alimentos frescos, aqueles comprados em feiras e quitandas, e se forem orgânicos, melhor ainda! Infelizmente ainda há uma barreira de preço para muitas pessoas, mas é possível ir substituido alguns itens. Outra alternativa é comprar direto do produtor, ou de cooperativas e associações, para conseguir preços mais baixos e ainda estimular formas mais justas de comércio e de remuneração no meio rural.
Para os alimentos industrializados, é importante avaliar suas embalagens: se forem retornáveis, é o ideal; quanto menos embalagem, melhor; quanto mais biodegradável e reciclável, também melhor.
O mundo não pode ser tratado como um supermercado gratuito e inesgotável, e para isso precisamos consumir com responsabilidade. Que tal começar pelos itens que você coloca para dentro do seu próprio corpo?

4 comentários:

  1. É isso aí Cazinha... A grande mudança começa por nós. E como já disse Barack Obama: Yes we can!
    Parabéns pelos textos. Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Oi irmãzinha ..
    vi o comentário no msn sobre as novidades semanais no blog e vim xeretar! Tá ótimo!
    E falando em filme "carnívoro", já viu o "Nação fast food" ?? tem que ter estômago, mas é muito bom .. e apropriado, nesse contexto.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Resolvi dar uns pitacos nesse tópico sobre consumo. Gostaria de recomendar alguns sites:

    http://www.letra.org/spip/rubrique.php?id_rubrique=21

    http://www.comerciojusto.org/es/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de sugerir alguns sites:

    http://www.comerciojusto.org/es/

    http://www.letra.org/spip/rubrique.php?id_rubrique=21

    ResponderExcluir