terça-feira, 19 de maio de 2009

Consumo, logo existo

A inspiração dessa semana tem a ver com a minha formação e atuação profissional; não diretamente, mas com aquele "pano de fundo" que orienta, motiva e faz a gente levantar cedo todo dia e sentir que vale a pena: meio ambiente, natureza, ecologia, sustentabilidade, enfim, os conceitos verdadeiros por trás de termos tão "batidos".

E o gancho para trazer esse assunto à tona é o mundo urbano em que a maioria de nós (infelizmente) vive e que traz o componente obrigatório do consumo, em sua acepção mais agressiva, ostensiva e anti-responsável que o termo possa assumir. Mas é justamente nesse "antro" que pode estar a "salvação". Assumindo que o consumo é inevitável (prefiro assumir isso do que divagar em especulações pouco práticas para uma porta de saída), e enxergando a força que tem o mercado consumidor, vemos que pode ser possível fazer do consumo um aliado.

A prática dos 3 Rs (já inventaram vários erres, mas os 3 básicos são um bom começo) ajuda:
- Reduzir - consiste basicamente em evitar o desperdício, consumindo apenas e necessário, e indo além, fazendo uma reflexão sobre o que é realmente necessário. Só com a prática desse erre o consumo já é reduzido drasticamente, e com ele muitas formas de poluição são evitadas, desde a fabricação do produto, até a sua decomposição; sem falar nas matérias primas que deixam de ser utilizadas, diminuindo a pressão pelas mesmas.
- Reutilizar - envolve a reflexão sobre o produto na hora que você diz "não serve mais, joga no lixo". Será que não serve mesmo?! Será que dá para fazer outra coisa com essa "sucata"? É interessante usar a imaginação e a prática pode se tornar inclusive lúdica, descobrindo novas funções para embalagens, por exemplo. Também ajuda a reduzir a poluição para gerar novos produtos e o uso desnecessário de matéria prima.
- Reciclar - esse é o que geralmente as pessoas mais conhecem, mas é na verdade o último elo da reflexão, uma vez que o processo de reciclagem consome água, energia, tempo e recursos e, por sua vez, também gera resíduos e poluição. Além disso, são raros os produtos que são feitos 100% a partir de material reciclado, então também envolve matéria prima "virgem". Ué, mas então não vamos reciclar? Sim, claro que vamos, mas antes vamos praticar os dois primeiros erres e, aí sim, o que "sobrar", recicla-se.

O Recusar também é interessante, mas trata-se de uma postura mais xiita, pois consiste em simplesmente banir certos produtos considerados nocivos, seja a quem os fabrica (pensando na saúde e bem estar dos trabalhadores), seja para o meio ambiente (pensando nos resíduos e poluição que gera), seja para quem o consome - sim, consumimos coisas que nos fazem mal...

Dicas finais

Os principais momentos para colocar os erres em ação são óbvios, mas não custa lembrar:

* toda e qualquer "ida às compras", por mais ingênua que possa parecer: supermercado, farmácia, feira, shopping... (não basta levar a eco bag, tem que saber o que colocar dentro dela!);
* todo e qualquer momento que se "joga fora" alguma coisa: na cozinha, no banheiro, na lixeira da rua, no trabalho. Aquele material que jogamos no lixo não some em um passe de mágica... muito pelo contrário, pode permanecer no planeta mais tempo que nós mesmos. Olhe para o seu lixo! O que dele poderia ser evitado? Não basta jogar no lixo; precisamos saber em que lixo jogar; precisamos saber para onde vai esse lixo e o que acontecerá com ele - a responsabilidade é nossa!

Cenas do próximo capítulo

Para a próxima semana o tema continua. Vou tentar trazer atitudes mais práticas e concretas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário