sexta-feira, 17 de julho de 2015

É sempre bom lembrar...

... que um copo vazio está cheio de ar, como disse Gil.

Aliás, a música veio depois da minha ideia pro título desse texto. E como não costumo desperdiçar nada, fui lá relembrar a letra. Não é que cai certinho com a minha reflexão?! Reflexão que tem tudo a ver com o vídeo Vida Real, do Porta dos Fundos, diga-se de passagem. Que eu amo, diga-se de passagem.


Mas a história é a seguinte, ouça um bom conselho que eu te dou de graça:


É sempre bom lembrar que aquele prato LINDO da foto com legenda "eu que fiz"
é resultado de muitas tentativas fracassadas, ou no mínimo de um dia muito bem inspirado, bons ingredientes e uma luz favorável.

É sempre bom lembrar que aquele CORPÃO da modelo, da atriz, da atleta, é resultado de uma dedicação profissional e por isso entenda-se disciplina, personal trainer, nutricionista, cozinheira e certamente lágrimas e dores. E muitos, muitos cosméticos. Caros, muito caros. E algumas cirurgias, com certeza (o Photoshop vou citar no final, porque ele serve pra todos os itens!).

É sempre bom lembrar que aquela foto da VIAGEM dos sonhos é um pequeno fragmento de uma vida que inclui decepções amorosas, desgostos profissionais, conta bancária negativa. Sim, inclui, acredite. Mesmo quem viaja é gente como a gente.

É sempre bom lembrar que as declarações de amor ao FILHOTE como legenda de uma foto fofa de uma criança fofa são partes integrantes de uma relação que inclui raiva, que inclui gritos, que inclui culpa, que inclui arrependimento - ou é só comigo, gente?! Amor incondicional não serve de legenda só pra fotos fofas. Serve de legenda pra stress e cansaço também...

É sempre bom lembrar que existe PHOTOSHOP pros profissionais e filtros do Instagram pros amadores.

É sempre bom lembrar que a vida on line SEMPRE vai parecer mais linda, mais feliz, mais saudável, mais colorida e mais brilhante do que a vida off line, essa vida fora da linha que a gente leva, que todo mundo leva. E mesmo assim nos pegamos pensando "por que só eu sou assim?". E tem mais: quem que traçou o raio dessa linha? Inalcançável, inatingível, sempre deixando a gente de fora... Ô menina, vai ver nesse Almanaque como é que isso tudo começou!


Copo vazio

Gilberto Gil

É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar

É sempre bom lembrar
Que o ar sombrio de um rosto
Está cheio de um ar vazio
Vazio daquilo que no ar do copo
Ocupa um lugar

É sempre bom lembrar
Guardar de cor
Que o ar vazio de um rosto sombrio
Está cheio de dor

É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar

Que o ar no copo ocupa o lugar do vinho
Que o vinho busca ocupar o lugar da dor
Que a dor ocupa a metade da verdade
A verdadeira natureza interior
Uma metade cheia, uma metade vazia
Uma metade tristeza, uma metade alegria
A magia da verdade inteira, todo poderoso amor
A magia da verdade inteira, todo poderoso amor

É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar

Quando mostramos só a metade alegre, deixamos o mundo com uma falsa imagem alegre. Quando mostramos só a metade alegria não acontece a magia da verdade inteira.

Não, não estou fazendo campanha para que mostremos nossas mazelas em rede social. Prefiro continuar vendo gente bonita e bem sucedida. Mas não custa avisar... é sempre bom lembrar... que o mundo acontece, de fato, do outro lado da tela. Pra TODOMUNDO. É sempre bom lembrar que quanto mais tempo ficamos vendo as metades-alegria, mais perdemos as metades-tristeza que estão do nosso lado, ali, fora da tela. E é só quando juntamos essas metades que acontece o todo poderoso amor.

O curioso é que no nível das pessoas tenho a impressão de que só se vê metades-alegria e no nível do mundo só se vê as metades-tristeza. Que tal começar a ver como pessoas também podem ser tristes, raivosas e fracassadas? Vamos lidar com isso? A boa notícia é que podemos fazer o exercício de começar a ver que o mundo também pode ser um lugar bonito, limpo e seguro. Que tal procurar a magia da verdade inteira?


* como sempre, esse texto é pra mim. Não estou dizendo, estou ouvindo... mas obrigada pela companhia! *






Nenhum comentário:

Postar um comentário