domingo, 24 de maio de 2015

Botinhas e gorros de crochê

Criança quieta tá aprontando; artesã que não posta no Facebook tá trabalhando!

Estou aqui finalizando minha primeira encomenda - que emoção! - e pra descansar as mãos resolvi escrever um pouco, contar como tem sido a experiência e atualizar minha forma de trabalhar, que como toda inovação precisa de ajustes constantes.

Como tirei do ar as postagens anteriores (já mudou tanta coisa!), vou fazer um apanhado geral pra quem está chegando agora. E se você já conhece a história, acompanhe as mudanças.

Era uma vez uma mãe que aprendeu a fazer crochê. Foi tão divertido, fez tão bem pra minha autoestima (querer, fazer, conseguir, achar bonito, receber elogios...), alimentou minha criatividade e aqui estou eu recebendo encomendas! A parte da criatividade fica por conta da estrutura do "negócio" (não sou eu que crio as peças... sigo as receitas e brinco com as cores, não vai além). E acho que minha criatividade é mais por aí mesmo. Não sou uma designer de moda, de crochê, sou uma designer de ideias! Essa descoberta também tem sido fantástica!

Então vamos lá: minha ideia inicial foi propor uma sistema de troca bem amplo. A troca poderia ser por outro produto, por algum serviço ou por dinheiro mesmo. A medida dessa troca seria estabelecida pela pessoa que faz a encomenda, tendo como ponto de partida o tempo que eu levo pra fazer a peça e quanto eu gasto de material. À partir dessas informações - uso quatro horas do meu tempo e preciso de R$ 20,00 pra comprar o material, por exemplo - a pessoa poderia fazer uma análise de quanto vale o tempo dela - quanto ela ganha em quatro horas - e me fazer uma proposta de troca. Sugeri que ela me pagasse o mesmo que ganha... mas fiquei aberta a todo tipo de negociação.

Agora vou contar como foi a "repercussão". Depois que postei as primeiras fotos e disse que estava aceitando encomendas recebi em torno de 12 pedidos informais (aquele "eu quero!" nos comentários). Pedi pra cada uma dessas pessoas que lesse o texto que eu escrevi explicando como funcionavam as encomendas.

.
.
.

[silêêêêêncio]

.
.
.

UMA amiga prosseguiu na negociação, mas isso só depois que eu expliquei pessoalmente qual era a minha ideia. E as outras onze?

Peguei aquele silêncio que recebi e conversei com ele. Ele me disse que as pessoas não estavam entendendo minha proposta. Tentei explicar de novo, escrevendo outra postagem, e não foi suficiente. Continuei conversando com o silêncio e ele me falou pra ser mais direta, mais clara.

Comecei então a entrar em contato individualmente com cada uma das pessoas que manifestou interesse e recebi retornos muito bacanas.

Com uma delas, que me mandou uma mensagem encomendando um gorro, pedi pra ler o texto, mas fui prosseguindo na parte mais prática, escolha de lãs e cores. Comprei a lã, comecei a fazer e lá pelas tantas perguntei se ela tinha entendido a forma de pagamento. Ela me confessou que ainda não tinha lido! Leu na hora e me mandou uma proposta LINDA, quase chorei (vou contar o resultado depois de tudo realizado, ok?).

Conclusão 1: nem todo mundo tem a disponibilidade de ler um manual de instruções... mas quando a gente dá uma ajuda, adianta o assunto, cria uma conversa mais pessoal, as coisas se resolvem.

Com outra, que tinha encomendado um gorro e uma botinha, entrei em contato mandando uma proposta de troca, não completamente fechada, mas percebi que seria bom dar um ponto de partida mais concreto. Ela me disse que tinha lido o texto, mas não tinha me retornado porque achou que o que ela tinha a oferecer não me interessaria, não seria justo, era pouco. Prosseguimos na conversa, a encomenda foi feita, estou providenciando o material e logo conto tudo!

Conclusão 2: eu achei que tinha ficado claro que eu estava disposta a receber qualquer tipo de proposta, que eu estava disposta a negociar e que a negociação convergindo ou não para a concretização da troca, não abalaria a nossa amizade. Eu achei que tinha ficado claro que estou fazendo uma experiência e que estou aberta a todas as possibilidades. Mas quando se trata de dinheiro, trabalho e amizade as coisas não são bem assim... precisa de uma conversa mais pessoal, precisa confirmar os "achismos", aí sim as coisas se resolvem.

Tem mais quatro que eu propus as trocas. Três toparam na hora, uma está mais vagarosa.

Se você fez as contas viu que tem mais umas cinco "em aberto". Talvez você esteja tentando se encaixar em algumas dessas histórias - será que essa sou eu?!

Fique tranquila. Estou dando esses retornos aos poucos, porque não adianta fechar um monte de encomenda de uma vez. Meu tempo pra fazer as peças é um tanto quanto lento pra essa nossa vida instantânea. Não quero criar expectativas que se demorarão a realizar.

Mas isso não impede que você. sendo uma dessas pessoas anonimamente citadas ou não, venha falar comigo, mande sua proposta, suas dúvidas, suas curiosidades. Não fique com medo de furar a fila, pode deixar que disso cuido eu.

Apenas recapitulando, pra ajudar quem esteja interessado:
1. Estou aberta a qualquer tipo de proposta
2. Isso não significa que eu vá aceitar a proposta, mas significa que eu vá negociar a proposta. Portanto, esteja aberto a negociações!
3. Se não conseguirmos chegar numa troca que seja boa para ambas as partes, não faremos a troca. E TUDO BEM! Fazendo ou não a troca tenho certeza que a negociação nos trará grandes indicadores dos pontos de nossas vidas que precisamos melhorar. Você encomenda um sapatinho e ganha inteiramente grátis uma sessão de autoconhecimento, rs...

Tem muita coisa boa acontecendo nessa história. E vai muito além de uma criança tchuqui-tchuqui usando mimos de lã!

Segue meu arremedo de portfólio pra ajudar nas encomendas:


Gorro da Floresta
Material = R$ 34,00
Tempo = 5 horas
Tamanhos: 1 ano, 2 a 3 anos (foto) e 4 a 6 anos

Gorro da Fada
Material = R$ 34,00
Tempo = 4 horas
Tamanhos: 1 ano, 2 a 3 anos e 4 a 6 anos (foto)

Gorro Inca
Material = R$ 34,00
Tempo = 4 horas
Tamanhos: 1 ano (foto), 2 a 3 anos e 4 a 6 anos

Botinha com Botão
Material = R$ 20,00
Tempo = 4 horas
Tamanhos: recém nascido a 4 anos (consultar para tamanhos maiores)


versão feminina da Botinha com Botão

Botinha Dobrada
Material = R$ 20,00
Tempo = 4 horas
Tamanhos: recém nascido a 4 anos (consultar para tamanhos maiores)

por enquanto não estou fazendo com sola de couro, por falta de material. Aceito ajuda pra conseguir!

Botinha Tricolor
Material = R$ 20,00
Tempo = 4 horas
Tamanhos: recém nascido a 4 anos (consultar para tamanhos maiores)


- nos três modelos de botinha a sola é dupla (duas camadas de lã, pra ficar mais quentinho) e com aplicação de tinta antiderrapante
- o material das botinhas é 100% lã e dos gorros é um fio composto por 70% acrílico e 30% lã (pra fazer 100% lã não fica tão macio. Existem lãs puras bem macias, mas são bem mais caras. Aí é só questão do quanto você pode pagar...)
- Tem pra adulto?! Fiz um teste com a bota e não dou conta. É MUUUUUITO trabalho e chega a ser insalubre pra fazer várias, porque precisa de fio duplo, fica pesado e dói a mão! Estou pra fazer um Gorro da Floresta e logo conto o resultado. O Gorro Inca já fiz, mas preciso fazer do novo pra quantificar tempo e material.




Nenhum comentário:

Postar um comentário