segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Reflexões sobre o corpo

Esse texto faz parte de um trabalho que estamos começando, pra pensar e agir sobre a educação dos nossos filhos. Começando do começo, estamos pensando e agindo sobre nossas educações. O primeiro tema é "O Corpo". O que ele é, como funciona, o que nos diz?

Sustentação
Começamos a descobrir o corpo através da coluna. Tive um grande alívio ao ser lembrada que a coluna não é reta. A coluna possui curvas, a coluna é sinuosa. Também gostei de ser lembrada que a coluna não é uniforme nem homogênea. Tem vazios, tem encaixes. Está longe de ser um bastão. Me apresso em fazer paralelos com as nossas bases de sustentação filosóficas, dogmáticas, que não raro se apresentam como bastões, retos, rígidos. Não é uma analogia, é a descoberta de uma figura. A partir do corpo físico, mais evidente, vamos descobrindo nossos outros corpos, não menos corpos. Emocional, mental, espiritual...

Movimento
Vida é movimento. Ás vezes imperceptível a olhos menos atentos, a escalas mais apertadas, mas sempre há movimento. Pra identificar o movimento, mais do que um padrão, há uma intenção. E - tchã-rã - essa intenção MUDA! Portanto, estou percebendo que é perda de tempo (e de energia...) ficar procurando padrão. O caminho talvez seja estar atento às intenções. E bailar com elas!

Expressão
Com nossos corpos desenhamos nosso Ser. Moldamos nosso entorno, dizemos quem somos, mostramos quem somos.

Desejo
Mais do que vontade, mais do que querer. De-se-jo. O desejo vem não sei de onde, o desejo é meio inexplicável, misterioso. E o que fazemos com o que é misterioso, de origem desconhecida? Geralmente nos afastamos, temos medo, não sabemos como lidar, a imprevisibilidade nos assusta. Depois querem que sejamos empreendedores! Antes precisamos encarar o desconhecido, interagir com ele. Que tal começar a partir dos corpos? Percebendo nossos desejos mais genuínos. Não precisa saber de onde eles vem, basta olhá-los, atendê-los. Sim, atendê-los. O que me impede de atender meus desejos?! O quê?!

Interação
Talvez aqui esteja a grande magia, quiçá o propósito. Mais do que ser ou estar, estar junto. Se até aqui já foi um grande desafio - avaliar minha sustentação, captar as intenções que me movem, mostrar quem sou, examinar meus desejos -  agora a brincadeira é olhar pro outro e refazer o caminho. Sustentar ou ser sustentado? Qual a intenção que te move? O que quer dizer o que você me mostra? Como seus desejos interagem com os meus?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário