quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Turquia - Parte VII: voltando pra casa

No final do tour alucinado pelas belezas do interior e litoral da Turquia ainda tivemos mais dois dias em Istambul, que não foram menos alucinados, ao contrário.

Foi uma corrida para comprar tudo o que não tínhamos comprado antes (e olha que o volume de souvenirs já não era de passar despercebido). Fomos finalmente conhecer o Grand Bazaar, mas por mais que as coisas sejam lindas e os preços até que acessíveis, turismo de compras não é mesmo a minha praia... demos mais uma passada no Mercado das Especiarias e em mais um tanto de lojinhas que pulam na frente da gente pelo caminho.

O pior é que embora tenhamos comprado absolutamente TUDO o que podíamos, com as limitações de orçamento e capacidade para carregar (que não eram tão pequenos, rs...), ao chegar no Brasil rolaram várias crises do tipo "devia ter comprado aquilo", "devia ter trazido mais um daquele" e "poxa, por que eu não comprei um presentinho pra fulano?!". Não tem jeito, por mais que a gente traga umas lembrancinhas coringa, sempre vai faltar alguma coisa... paciência... mas eu tenho melhorado nesse quesito ao longo das viagens :)

A despedida de Istambul não poderia ter sido melhor, pois apesar das compras alucinadas, já estávamos nos sentindo em casa e totalmente familiarizadas com os nomes e com os diversos meios de transporte. Foi o máximo pegar um tram e depois um funicular, fazendo baldeação e descendo certinho nas estações que queríamos! Também nos arriscamos com uns táxis e correu tudo bem.

Subimos na Torre de Galata e vimos a cidade do alto e também conhecemos mais algumas mesquitas. Chave de ouro mesmo.

O nosso querido motorista, agendado através dos donos do apartamento que alugamos, nos pegou pontualmente e tudo no aeroporto foi tranquilo. Mais umas comprinhas no freeshop e doze horas de voo depois, terra brasilis novamente, com direito a um frio de lascar!

Claro que a viagem foi ótima, não tem como não ser! Mas da próxima vez vou com mais tempo... ou farei menos coisas com o tempo que tiver (isso pra qualquer viagem, não só pra Turquia, hehe). A experiência de viajar com mãe e irmã também foi enriquecedora, embora um pouco difícil... eu já estava preparada, mas isso não evita os atritos e as diferenças de ritmo... acho que nada evita, mas é bom não se iludir e achar que vai ser que nem viajar com amigos. Tem que saber que o foco da viagem pode ir muito além do turismo, forçando a gente a fazer um mergulho nas relações familiares e uma reflexão sobre nossa "biografia".

Antes que me perguntem qual é a próxima, aviso que temos um cãozinho doente em casa e os planos "around the world" estão temporariamente suspensos... (mesmo porque tenho uma meia dúzia de faturas de cartão de crédito comprometidas em essa esbórnia, rs...).


PS -  acabo de descobrir que lotei minha cota de imagens nessa conta do Google, por isso que não tem uma mísera fotinho sequer :( Acho que teremos que fazer uma vaquinha pra eu comprar mais espaço =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário