terça-feira, 7 de agosto de 2012

Turquia - Parte III: Capadócia


Eu e a Ana não conseguimos fazer coisas simples como "passar dez dias Istambul", então nosso roteiro foi estendido no tempo e no espaço, totalizando 15 dias de viagem e percorrendo parte significativa do território turco.

A primeira parada foi na Capadócia, região com peculiares formações vulcânicas e importante ponto da história cristã - não só o Jorge é de Capadócia ;)

A ideia original era ir de trem, mas a linha está desativada para reformas, então o jeito foi encarar um "overnight bus", amargando 12 horas salpicadas por inúmeras paradas. Compramos as passagens ainda no Brasil, pela agência Turista Travel, que foi muito bem recomendada por um blog que nos ajudou bastante. O legal de comprar passagem pela agência é que pudemos deixar nossas mochilas lá no período entre o check-out do apartamento e a hora do ônibus, que é só no fim da tarde. Além disso a rodoviária é longe e tem uma van que sai da agência, muito prático.

Foi através dessa agência que compramos também o passeio de balão, altamente recomendado por qualquer um que já tenha ouvido falar da Capadócia.

Ficamos hospedadas em Goreme, no Village Cave Hotel, que reservamos pelo Booking.com. O hotel é uma graça, tem atendimento muito simpático e preços razoáveis. A cidadezinha é muito, mas muito pitoresca, cheia de casas escavadas nas tais formações vulcânicas (inclusive o hotel onde ficamos) e tem um museu a céu aberto, onde funcionava um mosteiro e é possível entrar em várias dependências, como algumas capelas com afrescos bem interessantes, tudo escavado. De lá também se tem uma paisagem muito bonita da região e o melhor: dá para ir a pé. Em Goreme dá pra fazer tudo a pé, é bem pequenininha.

No primeiro dia nós visitamos esse museu e descansamos, pois a noite no ônibus foi de matar. No dia seguinte fizemos o passeio de balão, que foi incrível, ainda mais porque nenhuma de nós havia voado assim. Nem vou fazer comentários sobre a experiência... apenas vá e vá.

Depois do passeio eles "devolvem" a gente no hotel pra tomar café e no nosso pacote incluímos um passeio guiado, que visita uma cidade subterrânea e depois tem uma trilha, pelo canyon do Ihlara. É uma caminhadinha de 4km, mas é legal pra quebrar o esquema entra-na-van-sai-da-van. Em termos de belezas naturais qualquer passeio similar pelo Brasil ganha de lavada, mas tem o lance das moradias e igrejas escavadas, que são intrigantes e muito diferentes de qualquer coisa que eu já tenha visto nessas minhas modestas andanças.

Tivemos um almoço delicioso incluído no roteiro, com opção vegetariana no menu (uns cogumelos com legumes, muito bons!). E na volta ainda tem mais duas paradas, uma em outro mosteiro e a última com uma vista espetacular do Vale dos Pombos. O legal de fazer esses passeios, além de viabilizar para quem está sem carro (esses lugares são bem longe uns dos outros), é ir aprendendo com o guia, que sempre conta umas histórias bacanas... mas cansa... eu não aguentaria fazer esse esquema dois dias seguidos...

Ainda tivemos mais um dia em Goreme, que não fizemos muita coisa, só ficamos de loja em loja, de bar em bar e eu aproveitei pra fazer mais um Hamam, o famoso banho turco. Fizemos um em Istambul e ainda vou escrever especialmente sobre esse tema, pois sou apaixonada por banhos em geral e esse então nem se fala! Um verdadeiro luxo de rainha!

E lá fomos nós para mais um overnight bus... esse foi melhor e o trajeto um pouco mais curto. Próxima parada: Antalya, na costa do Mediterrâneo. Não perca os próximos capítulos, pois as belezas só aumentam!

Veja aqui as fotos da Capadócia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário