terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O começo está próximo

Chega a revista Trip e vejo essa frase na capa: O Começo Está Próximo. Cai como uma luva para traduzir o que ando sentindo. Fim de ano, aquela sensação estranha de querer tirar uma roupa velha e vestir a nova... a vontade de um novo começo.

Você pode pensar: então tira, então veste, então começa! Se você pensa assim, é dos meus. Não gosto dessa convenção de um "portal mágico" na virada de 31/dezembro para 01/janeiro, iludindo as pessoas com a ideia difusa de que basta mudar o calendário, trocar de agenda e pronto, tudo novo! Não é bem assim...

Mas acontece que esse ano eu estabeleci algumas resoluções que dependem do calendário, afinal, reconheçamos seu mérito em organizar a sociedade! Só que o resultado é que entrei na onda coletiva do "fim de ano"... vontade de férias, contagem regressiva, tudo meio bagunçado sob a desculpa de "em janeiro se ajeita". E percebi que, felizmente, não estou acostumada a isso - e nem quero estar.

O DeRose diz que a liberdade é nosso bem mais precioso... eu digo que é o tempo. O que acaba dando na mesma, porque ter tempo é ter liberdade para fazer o que quiser com seu tempo... Enfim, se o tempo é meu bem mais precioso, querer que ele passe depressa é uma heresia, um sacrilégio, um desperdício imperdoável!

Ao pensar nisso a Carolina um pouquinho mais evoluída que habita meu ser dá um puxão de orelha na Carolina mais ansiosa (que quer que o ano acabe logo) e preguiçosa (aquela que "deixa tudo pra janeiro"). Passa um sermão e manda olhar em volta. Manda desfrutar cada minuto, aprender em cada detalhe. Faz com que as coisas não desandem tanto, porque uma bagunça pequena a gente arruma sem esforço em minutos, mas uma bagunça grande extrapola a soma dos poucos minutos que teríamos levado para arrumá-la cotidianamente (e isso serve para roupas jogadas no quarto, conta bancária e relacionamentos humanos!).

Estamos tentando aqui, todas as Carolinas que me habitam, a chegar num consenso. Vamos vivendo dia a dia. Pés e mãos no presente. Olhos no futuro; e de vez em quando no chão, pra não tropeçar ;) O coração, ah, este dá trabalho, fica meio atrasado no passado, aí salta pra sonhos distantes. A mente vai clareando e pelo menos já se dá conta disso tudo...

Ok, tudo isso é bonito e estou mesmo tentando aplicar na minha vida, mas... mas... não consigo parar de pensar que daqui a 18 dias estarei de mochila nas costas, rs...

E por falar em "o ano está quase acabando", deixo-os com a letra da música Por Pouco, da banda pernambucana Mundo Livre SA.

Estamos quase sempre otimistas 
Tudo vai dar quase certo
Pois o ano esta quase acabando
Depois de termos quase certeza
Que dento em breve teremos um quase
Alegre carnaval
Por pouco não trouxemos o penta (a música é antiguinha, rs...)
Quase acertamos na loto
Quase compramos a casa
Quase ganhamos o carro
A moça da banheira ficou quase nua
A gostosa da praia quase dá, não dá
Quase dá, não dá mole, não
Pro pouco não ganhamos o Oscar
Quase ficamos no emprego
Quase pagamos a dívida
Quase evitamos a falência
A moça da banheira ficou quase nua
A gostosa da praia quase dá, não dá
Quase dá, não dá mole, não
Contribuintes não contam
Torturadores não sentem
Esculturas de lama não morrem
Jornalistas mortos não mentem
Votamos no quase honesto, pois quase confiamos nele
Acabamos de entrar pelo cano
Por pouco não reagimos, quase nos revoltamos
Mas quase confiamos na justiça e na sorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário