terça-feira, 20 de setembro de 2011

Cinema : Almodóvar

Em Itu tem um lugar muito bacana chamado Café Colômbia (Rua Santa Rita, 1779). Além de ser um ambiente muito agradável, com internet wireless e quitutes deliciosos eles tem uma DVDteca à disposição dos clientes! É isso mesmo, você pode ir lá e emprestar os filmes.

E é claro que um lugar desse, com uma ideia dessa só poderia ter ótimos títulos no acervo, né? Estive lá semana passada e peguei o Kika (1993), do Almodóvar. Eu já tinha assistido esse filme, mas em tempos remotos... tão remotos que tinha até esquecido do estilo chocante do Almodóvar.


Independente da história do filme e das abordagens polêmicas o sentimento que eu mais tinha era o de estar assistindo a uma verdadeira Obra de Arte. Sim, com letras maiúsculas! Não sei como explicar, simplesmente isso: estou vendo Arte.

Não quero entrar na discussão de o que é arte e o que não é, mesmo porque acho que isso está muito ligado com a experiência de cada um: se o objeto (música, dança, pintura, escultura, teatro, texto, filme, fotografia...) atinge camadas mais sutis da sua composição, mexe com sentimentos e sensações, pronto, é arte!

E o cinema é uma forma de arte muito interessante, porque praticamente une todas as manifestações artísticas. Claro, há quem explore mais e quem explore menos esse "privilégio", que é ao mesmo tempo um desafio, afinal, tem que harmonizar músicas, cores, formas, movimentações, expressões, história (que pode ser contada de inúmeras formas...).

Bom, se você ainda não viu Kika, recomendo. Trata-se de uma comédia, mas com cenas fortes, incluindo assassinatos e sexo bizarro, mas que são "abrandadas" pela atmosfera surreal e deliciosamente colorida!

Ah, e olha que feliz coincidência: fui pesquisar um pouco sobre o Almodóvar e descobri que o aniversário dele é daqui a pouquinho, dia 24 de setembro! Ele foi o primeiro espanhol indicado ao Oscar de melhor diretor com o filme Fale com ela (2002), que acabou levando o prêmio pelo melhor roteiro. Levou também a estatueta de melhor filme estrangeiro com Tudo sobre minha mãe (1999), que também lhe rendeu o prêmio de melhor diretor em Cannes.

Além desses premiados, outros dele que assisti e recomendo são: Mulheres à beira de um ataque de nervos (1988), Ata-me (1990), Má educação (2004) e Volver (2006).

Um comentário: