terça-feira, 19 de outubro de 2010

A pia brilha!

Não, não é nenhuma expressão idiomática, metáfora ou enigma. A pia da minha cozinha está brilhando! E isso porque ontem foi o meu primeiro dia no sistema FLY e essa é a primeira missão: Faça sua pia brilhar!

Este é um sistema americano/estadunidense (sim, de vez em quando eles fazem algo que preste) para organização do lar e que vai até mais fundo, fazendo com que a gente desenvolva uma relação mais saudável e harmoniosa com a casa, a rotina, os afazeres e o cuidado com nós mesmos - não é demais lembrar que nosso corpo físico é nossa primeira morada!

FLY é uma sigla que significa "Finally Loving Yourself". No meu caso é um pouco de exagero esse "finalmente" amando a si mesma, pois eu sempre me amei, mas após o primeiro dia de prática deu pra sentir o incremente na auto estima que uma pia brilhando é capaz de proporcionar (será que você está achando que eu fiquei louca?!).

O sistema é baseado em pequenos passos, uma coisa de cada vez. Quando eu li que no primeiro dia TUDO que eu tinha pra fazer era deixar a pia brilhando, foi instintivo um sentimento de desdém, do tipo, "ah, tá, depois eu faço isso, agora vou cuidar do relatório, das minhas aulas, do meu cachorro...". Mas aí eu parei e pensei: "quanto tempo eu levo pra deixar a pia brilhando?". Arregacei as mangas eu fui lá... acho que levei uma hora. Não tinha muita louça pra lavar, mas quando eu faço uma coisa, levo a sério: escovas, escovinhas, bucha, sabões, esfrega, esfrega, lava, lava, seca, seca. Pronto, a pia brilha!

O sentimento de "ter conseguido" é muito legal. O sentimento de estar adquirindo uma disciplina, de se propor a fazer algo e realmente fazer, por menor que seja este "algo", traz muito poder. Essas coisas não são novidade pra mim, pois no Método DeRose trabalhamos isso constantemente, faz parte inclusive do nosso Código de Ética (auto superação). O que me deixou feliz foi a parte mais prática mesmo, pois alguém já montou um sistema pra organizar a rotina... às vezes me sinto meio fracassada por não conseguir cuidar da casa e cia., como eu gostaria.

E com isso tudo vem questões de ordem mais filosófica... num passado não muito distante, a mulher vivia oprimida, cuidando da casa, marido e filhos, sem reconhecimento, sem voz ativa. Aí veio o feminismo e jogou a mulher no mercado de trabalho, mas as atribuições anteriores continuaram, por mais que o discurso fosse outro, de igualdade entre os gêneros, blá, blá, blá. Igualdade nunca haverá, pelo simples fato de sermos diferentes. E aí, como fica?

Eu acho lindo esse arquétipo da "dona de casa perfeita". Olhe a figura abaixo, uma mulher bem vestida, bem penteada, bem maquiada, indo fazer um bolo. Aposto que ela tem um marido bem sucedido e filhos adoráveis... quem sabe até um cachorro peludo e simpático.


Por outro lado, a gente quer nossa independência financeira, a gente quer reconhecimento, a gente quer sentir que está produzindo algo (mesmo que "produzir" filhos bem educados, saudáveis e felizes seja uma grande façanha e um feito digno de louvor, a sociedade ainda não reconhece isso a ponto de sentirmo-nos gratificadas). Aí você tem o arquétipo da "executiva de sucesso". Veja abaixo uma mulher também bem vestida, bem penteada, bem maquiada, na sua mesa de trabalho, com seu computador, fazendo coisas importantíssimas. Só que quando penso na família dela, já não sei se ela é casada, se tem filhos... justamente porque esses não são os seus indicadores de sucesso.


Será que essas duas mulheres se encontram quando a executiva chega em casa?

Será que não é possível ter esses dois arquétipos - e tantos outros - numa mesma mulher?

Acho que esse é o grande desafio da "mulher do terceiro milênio": assumir mais nossas múltiplas personalidades. Mulher é lua. Apesar da essência ser sempre a mesma, ela vai se mostrando de formas diferentes.

Mas voltando ao sistema FLY, a minha missão de hoje era acordar e me arrumar: colocar uma roupa decente, calçar sapatos, pentear o cabelo e passar maquiagem, "nem que seja um brilho ou batom". Pensei: "daqui a pouco eu vou sair e precisarei fazer isso tudo mesmo, então deixa eu ver os e-mails antes". Ai, como a gente é teimoso e indisciplinado... até comecei a escrever aqui, ainda de pijamas, mas o ímpeto da auto superação me pegou e fui fazer a minha tarefa. Agora estou arrumada, com batom, lápis no olho e tudo o mais. Engraçado como isso muda o astral...

Ah, sim, apesar de eu ter falado de mulheres, da nossa posição na sociedade, etc, esse sistema pode ser adotado por homens também, afinal, o "homem do terceiro milênio" cuida da casa, faz comida e também tem suas crises de auto estima, rs... mas não vá me virar um metrossexual, hein?! hehe...

Se quiser conhecer mais sobre o FLY, tem um grupo no Yahoo que chama "FlyingInBrazil". Quem me apresentou esse mundo fantástico das listas de e-mail foi a Carol Mendes, que desde que ficou grávida se encantou com essas comunidades virtuais, encontrando uma fonte bacana de informações e apoio.

7 comentários:

  1. Oi Cá!
    Também já deixei MINHA pia brilhando!
    Adorei a parte das fotos e a filosofia, claro. Acho que a mulher do século 21 é essa aí mesmo, que tem que (re)construir seu jeito "feminino de ser mulher feliz". Fico contente de ver que muitas jovens senhoras estejam nesse rumo, com menos drama. Vou espalhar, vai ser bom para muita gente!
    Te amo filhalinda, beijoda mãe!

    ResponderExcluir
  2. Legal mãe! Sua pia deve estar reluzente, rs...

    Fê, depois me conta suas peripécias!

    Beijos, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carla. Te admiro muito viu querida? como faço para entrar nesse grupo do yahoo? Gostei da dica! beijinhos Helô

    ResponderExcluir
  4. Oi Helô!

    Aqui é a Carol e sou eu que escrevo no Aralume... a Carla é minha monitora e ela me disse que te mandou o link da postagem, por causa da diretoria de Qualidade Total (que eu assumo na Unidade), que tem bastante a ver com o sistema FLY.

    Para entrar no grupo, acesse a página no Yahoo:
    http://groups.yahoo.com/group/FLYingInBrazil/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também entrei no grupo! Estou adorando as dicas!

    Beijos!

    ResponderExcluir