quinta-feira, 24 de março de 2016

Sobre partos e escolas

Na época em que eu estava me preparando pra engravidar e parir ?! como se alguém pudesse, tsc, tsc... mas mesmo assim aprendi muito e algo que me marcou foram algumas falas dizendo que a mulher foi feita pra parir e que a artificialização do parto coloca a mulher num lugar de "não saber", "não ser capacitada" e o que é pior: coloca os homens num lugar de saber e serem capacitados!?! Homens, seres que biologicamente não tem como saber o que é parir! O absurdo é tanto que fica realmente difícil entender como fomos cair nessa! Mas o fato é que caímos... e é algo tão profundo, tão claramente dado por certo pela nossa cultura, que se torna perigosamente invisível. Somos assim e agimos assim sem nem nos darmos conta. É assustador!

Eu me dei conta, mas foi tarde demais, pois não consegui parir. Precisei de fortes aparatos tecnológicos pra sair dessa brincadeira com vida e com um filho feliz nos braços. Pelo menos os únicos homens na sala de cirurgia eram meu marido e o recém-nascido! Oh Lord, obrigada por essa!

Esse episódio acabou de fazer três anos e é natural que passar pelo mesmo lugar da órbita terrestre nos traga algumas lembranças de voltas passadas. E essa lembrança, associada a um tema bem presente na minha vida - escolas - me trouxe um insight importante.

Por que raios nos é tirado o direito de educar nossos próprios filhos?!

E nem estou falando de leis; falo de algo muito mais forte, muito mais profundo, muito mais perigoso. Falo desse modo de pensar e agir que não sei como nem porque se estabeleceu na sociedade e foi ficando perigosamente invisível. Essa necessidade de controlar e separar; essa necessidade de otimizar e produzir; essa visão de mundo anti natural que faz com que mulheres se sintam incapazes de parir e pais e mães se sintam incapazes de criar seus filhos!

Quando falo que não acredito em escola encontro muitos pais e mães que concordam enfaticamente, mas que dizem com a mesma ênfase que não se sentem seguros pra assumir a educação dos filhos sem ter o respaldo de uma instituição. Como assim?!?!

Veja, eu não quero debater escola ou não escola. Eu quero trazer à luz o tal modo de pensar e agir anti natural que nos deixa impotentes e incapazes diante de eventos puramente naturais, biologicamente naturais e evolutivamente bem sucedidos, que são gestar, parir e educar os próprios filhos!

Que não fomos feitos pra viver sozinhos, é fato. O ser humano é um bicho gregário, que anda em bando e que precisa do bando. Mas daí a se abster de suas funções biológicas é um caminho longo e tortuoso.

Você pode gostar ou não de escola, acreditar ou não em escola, mas não me diga que não é capaz de criar seus próprios filhos! Ou melhor, diga! Diga que não é capaz de criar os próprios filhos e os criaremos juntos! Criaremos nossos filhos juntos porque nos reconhecemos como um bando e é assim que os bandos vivem; criaremos nossos filhos juntos porque fomos feitos pra fazer isso!!! E não precisamos de diplomas, de currículos recheados ou indicações respeitadas! A natureza já nos deu TUDO o que precisamos pra desempenhar a função.